Veja este excelente artigo do filósofo Paulo Ghiraldelli Jr. no qual ele aborda, entre outros aspectos, a racionalidade dos animais - contrariando aquela tese pétrea que aprendemos desde cedo nas escolas que afirma que "os animais são seres irracionais".
"Os animais são racionais. Contra Aristóteles, Voltaire acompanhou Montaigne na sua observação dos animais, mostrando o comportamento deles como possuindo, segundo uma perspectiva, tudo que se pode atribuir à racionalidade.
Na verdade, se quiséssemos ser cientificamente bemrigorosos e filosoficamente espertos, teríamos de afirmar uma diferença de “racionalidade” entre nós, os bípedes-sem-penas, e os outros animais, se pudéssemos adentrar nas mentes deles. Não podemos fazer isso com nossos semelhantes. Com ninguém. Tudo que sabemos da racionalidade de nossos semelhantes e dos nossos dessemelhantes é por imputação, a partir da observação comportamental.
Por isso mesmo, gosto muito daquele desenho animado em que há uma sociedade secreta de cães que toma conta da Terra, e que vive salvando o planeta das besteiras feitas pelos homens e mulheres. Pode parecer empiricamente impossível aquilo, mas do ponto de vista teórico, aquela ficção não é impossível..."
Para conferir o artigo completo basta clicar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário