Na nossa sociedade, o comportamento que os cães demonstram durante a alimentação é, geralmente, interpretado de forma errada ou mesmo ignorado. Para os cães, o acesso ao alimento requer todo um ritual específico, além da comunicação bem desenvolvida, enquanto que para o homem tem um valor de sociabilização, principalmente.
Erroneamente, com a domesticação dos cães muitas pessoas acabam humanizando os animais em relação ao ritual de alimentação – dando origem a importantes questões comportamentais.
Muitas pessoas erram com o cão ainda filhote ao oferecer incansavelmente petiscos para ganhar afeição – dessa forma, cria-se rapidamente o hábito de ganhar petiscos. A relação entre ambos, que deveria ser baseada em liderança, confiança e respeito, se reduz à simples troca por comida. De forma semelhante, o cão que fica pulando e chorando ao pé da mesa por comida pode estar fazendo isso não porfome, mas para mostrar que possui acesso aos recursos da matilha.
Por isso, é fundamental diferenciarmos o comportamento humano e canino na hora das refeições.
Para ler matéria completa basta clicar aqui.
Um comentário:
oi pessoal da hammã,se voces tiverem algum shinauzer para adoção eu quero muito,pois perdi a minha e me sinto muito triste .Não tenho condiçoes de comprar,mas tenho condiçoes de criar,e dar muito carinho,obrigada desde já.
Postar um comentário