Páginas

Pesquisar neste blog

2 de dezembro de 2010

Como ajudar um animal abandonado?


Existe uma enorme dúvida a respeito de como proceder quando se encontra um animal abandonado. O que fazer nesta situação? Recolher em sua própria casa? Pedir para algum conhecido recolher o animal? Ligar para algum centro de apoio a animais? Fazer nada?

Um dos principais obstáculos é a falta de informação e - por mais impressionante que seja - falta de vontade de ajudar. Geralmente quando não sabemos o que fazer ou não assumimos a responsabilidade de auxiliar o animal, entramos em contato com alguém que possa nos orientar - ou, na maioria das vezes, alguém que resolva a situação.

Tentar encaminhar o animal para um centro de apoio nem sempre é a melhor maneira de ajudar o animal. Na verdade, o que parece ser um "gesto nobre", acaba se tornando um meio de não se envolver com o animal e deixar com que um terceiro resolva tudo. Você precisa de saber que o recolhimento de um animal demanda um gasto de tempo e dinheiro para seus cuidados e recuperação, já que na maioria das vezes eles ficam debilitados devido à sua situação de abandono. Quem se habilita a aceitar um animal nestas condições automaticamente assume esta (e outras) despesas. Um centro de apoio, por exemplo, no ato do recolhimento do animal, assume gastos com veterinário, medicamentos e canil; e como geralmente cuidam de vários deles ao mesmo tempo, o recolhimento de novos animais acaba sendo uma tarefa muito difícil. Veja o caso do projeto Pro Anima, do DF. Eles recorrem aos chamados lares temporários para resolver o problema do local onde proteger o animal. Confira abaixo o que afirmam sobre isso:

"...o fundamental é: enquanto estiverem sob a nossa guarda, é nossa responsabilidade financeira. Por isso temos poucos animais. 20 no máximo, atualmente, pois é o que podemos bancar.(...) Os animais que estão sob a guarda da ProAnima estão TODOS em lares temporários. Não temos, nunca tivemos e não teremos abrigo -- não é nossa missão e não é algo viável hoje no contexto do DF. Seria um chamariz para o abandono, enquanto queremos atuar na raiz da questão."

Para saber mais sobre como o projeto Pro Anima resolve o problema de animais abandonados clique aqui.

Mas, afinal de contas, o que devemos fazer quando encontrarmos um animal abandonado?

A primeira providência é: assumir uma postura protetora e prestar um atendimento inicial ao animal. Ofereça água, comida, um cantinho da sua casa para ele repousar (em tempos de chuva isso é providencial). Mais:

.se o animal for um filhote, cuide de seu aquecimento, de sua higiene. Clique aqui para saber como proceder;

.procure saber se o animal possui ou não um dono;

.informe que você encontrou um animal. Coloque cartazes, com a descrição do animal em clínicas veterinárias, pet shops, supermercados, lojas e outros locais de circulação de pessoas na região onde o encontrou, envie e-mails para seus contatos informando o fato;

.fale com os vizinhos e comerciantes do local ou bairro (o dono do animal pode estar fazendo o mesmo);

.verifique se alguém deixou anúncio com a descrição do bicho em algum site. Veja abaixo alguns sites:


Depois de tomar estas ações, se um possível dono não aparecer depois de uma semana, entre em contato com um centro de apoio da sua cidade. Eles darão mais suporte para os cuidados e a adoção do animal. 

Um aviso: somente procure o CCZ quando não houver mais a quem recorrer! Saiba que  em alguns casos o tempo máximo de permanência do animal é de três a cinco dias; depois disso, ele poderá ser sacrificado.

Você adora animais?



Você adora animais? Tem certeza? Leia este texto e revise seus conceitos.

Eu adoro animais
Autor desconhecido

Desde criança sempre gostei de animais, queria fazer veterinária, mas por imposição de meus pais, segui outra carreira.

Quando vejo algum na rua com sarna, atropelado, debilitado, viro o rosto para não ver, quando dá mudo de até de calçada, tenho muita dó, não gosto nem de olhar.

Quando escuto meu vizinho batendo no seu cão, tampo meus ouvidos para não ouvir. Não passo em frente a casa ao lado da minha, pois lá tem um cãozinho amarrado em uma corrente muito curta, sem água e sem comida, ele está muito magro, dá pena de ver.

Não alimento os bichinhos da minha rua, porque tenho muita dó, não gosto nem de chegar perto.

Quando minha cachorra deu cria, para não me apegar nos filhotinhos, peguei eles ainda com os olhinhos fechados, arrumei direitinho dentro de uma caixa de papelão e deixei em frente a um Pet Shop, tenho dó de deixar na rua... EU ADORO ANIMAIS .

Uma vez quando eu morava numa casa com quintal, tinha um cão de porte médio, ele era muito inteligente, ia me esperar no portão todos os dias, era meu amigão, mas daí tive que me  mudar para um apto e não pude levá-lo, então com muita dó, mandei para a  protetora dos animais, sabe que nunca mais tive noticias dele! Mas era  meu companheirão... Ah...EU ADORO ANIMAIS

Em um domingo lindo ensolarado, estava indo para uma festa quando quase  tropecei em um cachorrinho atropelado, você não vai acreditar!! Sabe o que fiz? Liguei para a protetora dos animais, ela prontamente me pediu o endereço para poder buscá-lo, minha consciência não ia ficar tranqüila sabendo que o animalzinho estava agonizando ali na calçada fria e suja. Não ia conseguir me divertir.

Mais tarde liguei para saber se ela tinha ido buscar, ela me disse que estava com ele em um hospital veterinário e que ia se salvar, ela disse também que estava deixando lá vários cheques pré-datados, coitada! Fiquei com dó dela.

Depois disto TUDO que fiz, consegui me divertir na festa e o cãozinho se salvou !!!

Graças à minha ligação... EU ADORO ANIMAIS...

Adota-se um cão

Olá, bom dia!

Estou procurando um filhote de pequeno porte para adotar, ou adulto com até um ano e meio. É para apartamento, não importa sexo ou cor. Estou em Goiânia. Muito obrigado pela ajuda!

Carolina
juridico@embraceeng.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...