Páginas

Pesquisar neste blog

19 de fevereiro de 2011

Léo e Bia

 


Olá amigos,

Hoje temos alguma novidade para sair da rotina sem jamais sair dela (se é que me entendem).
Lembram que a última carta foi angustiante,recebemos vários emails de pessoas que se sensibilizaram e que lamentaram não poder ajudar.
Quem sabe essa agora chegue em melhor momento,assim desejamos.

Vou dividir com vocês a história de Léo e Bia,nome dado por várias particularidades  e vocês podem até pensar que somos totalmente insanos. Mas a vida é assim, ou você passa por insano, ou fica maluco de vez.A verdade é que percebemos que estamos passando por um período não muito bom,e problemas  podem fazer nosso trabalho passar por um processo "de sólido à gasoso".A esperança é a penúltima que morre,depois morre todo o resto.Vamos viver.

Quem está sempre de olho nas telinhas da nossa página,sabe que sempre divulgamos os animais do centro de zoonozes,tantas quantas fotos o orgão da prefeitura mandar e sempre nos dedicamos à divulgação por saber a realidade dos pequenos errantes.No último email,vieram em anexo as fotos dos pequenos e em seguida um pedido especial para nós,que nunca havia ocorrido.O departamento de vigilância em saúde ambiental nos comunicou a permanência de um casal de pit bulls recolhidos pela delegacia do meio ambiente e que só seriam cedidos à nós caso pudessemos.Comentei sobre eles na postagem dos animais do ccz.Ficamos desesperados,como poderíamos responder esse pedido?
-Não,obrigado.Pode eutanasia-los.Estamos devendo o canil,a cliníca, não está tendo procura por adoções,nosso bazar enfrenta a crise de começo do ano e os colaboradores também.Qual desses argumentos justificaria?O que me dizem?

Pois é.Foram três dias esfregando a lâmpada de Alladin,e nada.Eu,em minha pálida solidão e bastante angustiante, onde a qualquer momento  poderia surtar,pensando que mais um animal era para colocar o pescoço do Projeto Hammã na guilhotina.Partimos então do princípio que nada é demasiado imbecil que não possa ser mais,e retiramos os animais.
E agora estamos assim,exatamente:"No centro de um planalto vazio/
como se a vida fosse um perigo/como se houvesse faca no ar."
Daí os lindissímos focinhões ganharam o nome de Léo e Bia.

Os pequenos grandões foram recolhidos de uma denúncia de maus tratos.Nos poupamos de perguntar se o proprietário recebeu alguma punicão, estamos cansados de fazer nosso "desabafo eleitoral gratuito". Ver os dois foi demasiadamente absurdo ao nosso entendimento.Contaram-nos a história de que Léo ficava na parte da frente da casa e Bia nos fundos.Léo com excessão da imensidão de parasitas que carregava,tem uma aparência saúdavel e uma desconfiança ligeira.Bia por sua vez,é tão anorexa que parece mais a pipa da música.Nos preocupou seu estado.Em momento algum esboçou reação,nem de alegria e nem de agressividade.Apática.Completamente anorexa e apática.Léo sempre fazendo a frente como se quisesse proteger a amiguinha,como se falasse por eles dois já que ela não estava em condições.Enfim,saímos do canil municipal e passamos numa cliníca para coletar o sangue,percebemos que Bia tinha várias feridas nas patas e em um dos ferimentos já havia proliferação de larvas.Infelizmente não pudemos deixá-la internada,vamos tentar sozinhos.E não temos recursos nem para pagar os primeiros socorros,todo pouco que entra é espalhado aos credores,estamos sem reserva.

Então pensei em escrever à vocês.Não percebam,por favor, que a minha maior ansiedade é contornar o destino do nosso trabalho e dos animais através das letras.É que eu não perco a mania de ter esperança, melhor que a mania de achar que "não tem jeito".Cremos que só é possível, percebendo o que é importante, o que é imutável para nós. Nosso trabalho não pode perder as esperanças em vocês, não podemos perder a fé em Deus,não podemos mudar a essência do trabalho.

Tirar Léo e Bia da sentença de morte,foi um presente para nós. Nossa alma precisava disso,mesmo sabendo que isso não vai resolver o problema do abandono,dos maus tratos e de tantos outros que cercam a vida de tantos animais.Nem é essa a nossa intenção,queremos algo mais substancial, que tenha uma duração mais significativa,que faça parte de uma mudança.
Mas amigos,dar amor é o melhor remédio para a alma,e acredito firmemente que para o mundo! Alguém escreveu que a vida não se apieda,apenas transfere e devolve o que oferecemos.Isso foi uma das coisas mais certas que me lembro de ter lido.

Penso que é importante ter amor e acreditar nele,acreditar que é ele quem te ajuda à crescer.
Sempre me pego falando: "os bichos me ensinaram",para justificar porque certas coisas, pra mim, são verdades absolutas.
E todas as coisas que eles sempre me motivam à fazer, os eventos esquisitos, as idéias que não foram pra frente, sempre  feitas com um entusiasmo de criança e que sempre me fazem acreditar de que  é uma idéia genial.
Gosto de passar horas conversando com eles(já disse que estranho é conversar com o cara que pede votos?) sobre as coisas que naturalmente eu não entenderia,e que agora são as mais sábias do mundo.

Até essa carta era para ser desesperadora,e ela é.
Mas só por hoje,me permitam chorar de alegria,de alívio.Amanhã sei que teremos aquelas preocupações diárias,vamos enfrentar outro vendaval.Agora, quero elevar meus olhos aos céus,e dizer à Deus:"Obrigada por hoje.Por essa paz dentro de mim".
Na semana passada eu escrevi sobre nossa situação,e ela não mudou.Ontem eu escrevi sobre os animais que estão no ccz,leiam por favor no blog. Precisavamos de vida,e Deus nos deu duas!
Hoje eu falo e assino por todo grupo.Estamos felizes por essas vidas .

Gostaria que ficassem também queridos leitores.
E por favor,continuamos nosso apelo para ajuda a fim de quitar as divídas do Projeto Hammã para que possamos continuar nosso trabalho sem tantas limitações como foi com Bia hoje.Estamos também aguardando o resultado dos exames,pode ser que seja necessário um tratamento em Bia e não gostariamos de sermos intimidados pelas divídas atrasadas.O número da conta para colaboração segue nos flyers e o endereço para doação de prendas para o bazar também no último flyer.

Segue abaixo os flyers com um pouquinho deles.

Vamos lembrar um pedacinho da música:
"Como se faz com todo cuidado
 A pipa que precisa voar
 Cuidar de amor exige mestria"
 
(Oswaldo Montenegro)


Grande beijo em todos e fiquem com Deus

Meibel
Projeto Hammã


Animais para adoção no CCZ-Gyn


Esse quadro foi a minha última tarefa da madrugada.Recebemos o email enviado pelo CCZ de Goiânia pedindo a divulgação e sabido que as fotos causam imensa tristeza,então deixei para última estância. Fim da jornada diária, com todos outros trabalhos do Projeto Hammã terminados,fui elaborar o quadro dos pequenos errantes,que esperam sem proteção até "o dia que me queiras".

Contei 16 animais,entre cães e três lindos gatinhos.Difícil conter a emoção.Difícil silenciar a dor do abandono prá quem sente ela no coração.Então o olhar de cada foto se esvaem pelos dedos... Na pasta de recebimento,as fotos dos filhotes traz o nome :"filhote sem mãe".

Eu confesso que mudei a aparência do quadro acima diversas vezes para ver se em algum momento o olhar deles mudaria.Mas não.Cada olhar,um nome similar(começando pela primeira foto):Frio,incertezas,solidão,desconfiança,tristeza,inocência,pavor,submissão,abandono,tristeza,insegurança, sem destino,medo,vazio e o último,esse senhorzinho srd,carrega o nome de todos...

Me lembro de uma determinada epóca que quisemos fazer um trabalho massivo no CCZ de Goiânia e buscamos voluntários.Trabalho sem sucesso.Todos eram unanimes em dizer que não tinham coragem de entrar no CCZ.Mesmo com nossas limitações de tempo e transporte,ainda conseguimos muitas coisas,uma delas foi esse programa de adoção.Muitos animais foram adotados,como exemplo,o velho Max que hoje vive em New Jersey. E eu fico pensando que mundo podemos construir alimentando isso (que não quero chamar de covardia) que produz morte.Mesmo que indiretamente.

Recebemos junto à esse email,o pedido da tecnica do CCZ querendo saber se tinhamos interesse em tirar um casal de pit bulls que estavam com seus dias contados.Ficamos em estado letargico.É conhecido publicamente a situação que estamos atravessando,foi dividido isso com vocês.Até agora estamos pensando numa forma,que venha do céu talvez,não sei.O fato é que não retirar esses pit bulls de lá é o mesmo que dar a sentença de morte.Vejam a nossa situação!!! 

"Algum desgosto prova muito amor, mas muito desgosto revela demasiada falta de espírito."

O que digo exatamente,é que enquanto existirem pessoas que se poupam de tristeza, estará consumindo uma vida,como desses animais que esperam o amor e acalento que não consegue atravessar os portões do CCZ.Deus quer almas que não se ocupem apenas de si. Daí me vem à lembrança ,uma frase postada por Rafael numa página:

"Fé e crenças que não se tranformam em ação,não tem significado algum.Se você pensa que algo é bom,então o faça!"

Se você quer adotar um animal do CCZ, leia as recomendações abaixo.

Esses animais estão disponíveis no Centro de Controle de Zoonozes de Goiânia, situado na rodovia GO 020 Km 5 - saída para Bela Vista, ao lado do cemitério Parque Memorial. Telefone: (62)3524-3130, das 08 hs às 17 hs. 

Vamos explicar como é a vida de um animal no centro de zoonozes:

São capturados nas ruas e quando isso acontece o animal entra em profundo estado de estresse, que consequentemente faz com que sua capacidade imunológica caia deixando seus agentes de defesa sem nenhuma resistência.

Então vamos recapitular: Eles estão "num centro de zoonozes". E o que é um centro de zoonozes? Zoonozes são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microorganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus,etc. E devido à desproteção de seu organismo, a tendência é que os pequenos errantes contraiam uma doença,já que estão aonde está o foco das diversas.

Passam cerca de uma semana nesse Centro de Zoonozes até que sejam selecionados os que tem perfil para adoção,a seleção é muito "rigída", se o pequeno rosnar, os tecnicos já entendem que esse não fará parte de uma adoção segura e portanto não entrará para o programa de castração, irá para o programa de eutanásia. Daí com a cirurgia de castração a imunidade do animal cai mais um pouco devido as dores e o desgaste do pós operatório, e muitas vezes quando ocorre a adoção, o animal está com a doença incubada e só irá se manifestar depois de alguns dias.

PORTANTO é importante que ao retirar um animal do canil municipal, seja realizado um exame de HEMOGRAMA com um veterinário competente e confiável e se o HEMOGRAMA acusar qualquer doença,mesmo que seja anemia,deve-se fazer o tratamento da doença,que na maioria das vezes é bem simples e então REVACINAR o animal,preferencialmente com vacina importada que imuniza o animal com maior eficácia.Vacinas em animais doentes,não surtem efeitos, não imunizam.

Não espere que se manifeste uma virose para tomar providência. Algumas viroses podem ser fatais levando o animal à morte e em grande sofrimento.

NUNCA CHAME O CCZ PARA UM ANIMAL. PODE SER QUE ELE NÃO TENHA CHANCE A VIDA. O CENTRO DE ZOONOZES NÃO É ABRIGO, NÃO É CLINÍCA VETERINÁRIA, NÃO TRATA ANIMAIS DOENTES.

Ao ver um animal que necessita de ajuda,reúna um grupo,elabore uma forma de ajudar esse animal. Se precisar de orientação, procure um grupo de ajuda à animais abandonados, dê uma chance à vida.

TUDO QUE SE FAZ, ECOA NA ETERNIDADE.PENSE NISSO!

Meibel,
Projeto Hammã

Amy, a fiel companheira de Dona Cema


Amy me acorda pontualmente às 6 horas da manhã. Me cumprimenta beijando e pedindo carinho. Fica o tempo todo perto de mim. . Às vezes, escala a roda da cadeira e conversa comigo. Quando tenho que me locomover, eu falo: "bi bip" e ela abre o caminho para mim. Algumas vezes, como charme, deita de barriga pra cima na frente da cadeira. Enquanto não faço um afago, ela não libera a rota. Basta um olhar para a gente se entender.

Nós somos uma dupla feliz!

Iracema
(Cadeirante e com comprometimento na fala)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...