Páginas

Pesquisar neste blog

18 de maio de 2011

Conheça mais sobre a Raiva Canina


A raiva canina ainda é uma doença muito comum nas cidades grandes, apesar das campanhas de vacinação patrocinadas pelo governo. A doença é transmitida por um vírus, e uma vez infectado, o animal provavelmente não sobreviverá. Conheça melhor os sintomas e prevenção da Raiva Canina através deste artigo do ABC da Saúde.

Raiva Canina

É doença infecciosa aguda que uma vez instalada é sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais de “sangue quente” domésticos ou selvagens, cães, gatos, macacos, morcegos.etc , incluindo o homem.

A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

O período de incubação (tempo que medeia desde o “acidente” até o aparecimento dos sintomas) é longo e nunca inferior a 3 semanas, podendo chegar a 2 anos.

A apresentação inicial da doença no animal é semelhante à no homem: aumento da agressividade e perda do medo. O vírus inicialmente se localiza nos tecidos próximos ao ferimento podendo haver dor local ou anestesia e inchaço.Surgem espasmos musculares,ansiedade extrema, convulsões, violenta raiva, impulso incontrolável de morder e bater nos outros.

As suspeitas podem ser comprovadas por biópsias de pele ou córnea, e por exames imunológicos de saliva ou sangue.

A prevenção mais importante é a vacinação sempre atualizada dos animais de convívio próximo.

Para saber mais detalhes basta clicar aqui.


Empresário francês cria máquina de lavar cachorro

Quando um cachorro chega do passeio na rua com aquela mistura de cheiros indescritíveis, a tentação é muitas vezes jogar o bichinho na máquina de lavar! Pois é, agora você pode! Um empresário francês acaba de lançar o Dog-O-Matic, um mini-lava-rápido de carros que transforma em apenas meia hora o seu pet malcheiroso novamente em um macio e perfumado cãozinho.

O criador, Romain Jarry, 31, insiste que o aparelho não é cruel e espera que a engenhoca entre para o mercado pet britânico no ano que vem.

Para ler a matéria completa clique aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...