Páginas

Pesquisar neste blog

19 de janeiro de 2011

Bibi: fêmea - adoção



Lições de Dona Ilair e seus cães


Dona Ilair passou a fazer parte do nosso cotidiano na semana passada, durante as enchentes em Teresópolis. Na ocasião, seu resgate dramático de cima do que sobrou de sua casa, foi filmado por um cinegrafista de uma TV local e exibido repetidas vezes no noticiário nacional, e acabou mostrando o que nenhum protetor gosta de ver: a morte de seus três cães de estimação, sendo um deles, Beethoven, o último a cair na enxurrada de lama após a tentativa de sua dona de levá-lo consigo numa corda jogada por um vizinho.

Confira abaixo um artigo sobre as lições deixadas por este triste episódio, escrito por Maninho Pacheco para o site ANDA:


"Na cidade de São José do Vale do Rio Preto, RJ, onde Tom Jobim compôs “Águas de Março”, Dona Ilair reluta em abandonar seu cão vira-lata. Ambos estão tomados pelo pavor. Vizinhos pedem para que ela deixe o animal para trás. Ela recusa. Se amarra como pode, abraça o cão e pula para a enxurrada. Desesperado, o pequeno cão morde-lhe a mão na tentativa derradeira de agarrá-la. Ela o solta. Bethoven é carregado pelas águas. Dona Ilair se salva.

As dramáticas imagens correm o mundo e já são, de longe, as mais emblemáticas da tragédia que se abateu sobre a Região Serrana do Rio. Não muito distante dali, em Itaipava, no Haras Vale da Boa Esperança, tratadores também resistem em abandonar cavalos e éguas puro-sangue inglês. Pelo menos uma dezena desses belos animais já foi sacrificada. Outros tantos, levados pela torrente.

O drama de Dona Ilair e do vira-lata Bethoven, dos tratadores do haras e seus caríssimos cavalos resume bem o aspecto extremamente democrático da tragédia do Rio: ninguém foi poupado. Humanos e animais. Humanos ricos e pobres. Animais sofisticados e cães SRDs. No momento em que escrevo este artigo já passam de 710 as mortes humanas. As de animais já são o dobro ou mais que isso.

Animais sofrem tanto quanto humanos em ambiente de desastres naturais. O resgate dessas criaturas não pode ser negligenciado... (para conferir o artigo completo basta clicar aqui)".



Prefeitura de Itaipava desiste de desalojar animais

Segundo informações do coordenador de atividades do GAPA-MA de Itaipava, Carlos Eduardo da Cunha Pereira, a secretária de Educação do município, que visitou o CIEP onde estão alojados os animais perdidos e abandonados, teria pressionado as autoridades para a retirada dos animais do local.

Diante da reação dos protetores de animais que estão trabalhando em Itaipava, que ameaçaram, inclusive, fazer uma barreira humana para impedir que os cães e gatos fossem desalojados, e da reação de pessoas que enviaram emails de protesto de todo Brasil, houve um recuo por parte do governo carioca e por enquanto, os animais ficam no abrigo improvisado.

Os animais continuam no local e já começaram a ser adotados. Os protetores de animais estão trabalhando incansavelmente sem receberem, até o momento, qualquer apoio do Poder Público.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...