Páginas

Pesquisar neste blog

2 de junho de 2011

O desabafo de Noé

"Quem sabe faz a hora,não espera acontecer"...

...Que me perdoe Vandré, mas ajuda é fundamental!

Inicio esse texto de Noé à Vandré já demonstrando meu azedume,rsrs. Me perdoe, irão entender se lerem o texto.

Aqui em Goiânia a coisa anda "à deriva" na proteção animal.Protetores independentes tendo suas casas vistoriadas pela vigilância sanitária,animais ameaçados de recolhimento pelo CCZ,ong's sem recursos,sem ajuda,sem atenção necessária e eu estou buscando a resposta da pergunta:e os animais,o que lhes restam?
Semana passada participamos de uma reunião da Aspaan,dirigida pela querida amiga Fabiane.Sua mãe fundou a Aspaan há muitos anos atrás,fez a doação de um lote que futuramente se tornou abrigo.Com muito esforço,muito carinho e dedicação foram abençoadas por longos anos.

Participamos da reunião porque é do nosso interesse a caminhada e principalmente por se tratar de uma pessoa por quem nutrimos grande carinho,admiração e respeito.Eu com meus ouvidos bem sintonizados ao coração,ouvia Dona Eliane,mãe de Fabiane contar os momentos de aflição que passaram para manter o abrigo,Dona Eliane conta que cozinhava (maravilhosamente) para os veterinários em troca de tratamento para os animais,sem nunca reclamar a presidência da Ong que foi assumida por Fabiane que é sua filha e posteriormente por outros porque se fez necessária essa mudança.Acontece como tudo na vida que quando você trabalha dependendo de pessoas,parece que nem todos tem a mesma dedicação.Sabem aquela coisa que pulsa de forma absoluta dentro do coração?É isso.As vezes falta e eu não sei porque.Mas sei que no coração que pulsa absoluto...essa falta causa dor.E eu vi essa dor nas palavras de Dona Eliane. O abrigo precisa de ajuda principalmente de mão de obra,e cadê os "adoradores"?! O abrigo da Aspaan está precisando de voluntários para os animais e para outras tarefas. Nós não temos autorização para divulgar os contatos da Aspaan,contudo se houver aqui alguma "boa mão" de "bom tempo",se manifeste que nós faremos o contato necessário.

Do outro lado nós do Hammã defendendo uma politíca de posse responsável e conscientização e sendo criticados por adotar "politícas severas". Gente!!!Aonde começou o abandono? Aqui eu não vou entrar em detalhes porque há de aparecer alguém que nos chame de hereges. E talvez eu até escreva algo sobre isso futuramente,talvez na próxima semana a gente fale sobre o motivo pelo qual tememos a construção de um abrigo,apesar de já até ter a área para essa finalidade. Muitas vezes gostamos de nos referirmos a proteção de animais, com essa expressão:"sou protetor", sem no entanto compreende-la plenamente.

Bem queridos,mas o desabafo de hoje se faz por necessidade extrema,por essa queixa já colocada anteriormente. O Hammã também está prestes a ruir. Sempre guardei meus medos e dividi minhas inspirações e resultados com vocês.Mas hoje isso não é mais possível.Lamento.

Dependemos de hospedagem de animais,pagamos por isso.Pagamos tudo.Veterinários,exames,vacinas,vermifugos,transporte,castrações,etc e em nada temos serviço voluntário.Temos que pagar este mês 1150,00 de canil,aluguel da sede,energia,começa novamente a bateria de vacinação dos animais no próximo mês e o bazar que deveria suportar esses compromissos corriqueiros...não está tendo doações! Fato que nos leva a pensar na possibilidade de encerrar o contrato com a loja,parar com o resgate de animais e daí eu não sei qual será nossa função.Esse temor já vem se arrastando desde antes do falecimento de Hammã,que em face de sua partida,ainda tentamos continuar. E digo isso com muita tristeza.Estava em nossos planos,se tudo fluisse da forma certa,iriamos trabalhar com os animais do CCZ.

Estivemos por esses dias no CCZ de Goiânia,e os tecnicos nos fazem algumas concessões como nos deixar tirar alguns pit bulls e outros grandões com o compromisso de reabilita-los.Alguns lembram de Léo e Bia como exemplo.Bia está lindissima,Léo está sendo adestrado. Eles tiveram algumas informações sobre nossas "politícas severas" e isso fez com que confiassem em nossa responsabilidade na hora da adoção. 

Gente,o CCZ para nós que valorizamos tanto a vida de cada animal,como única e absoluta,é quase uma viagem ao inferno.É um lugar que nínguem quer entrar.Sempre que vou acompanhada por alguém,escuto a frase:" vai lá,te espero aqui no carro".E é difícil mesmo.Não porque o CCZ é um lugar que os animais vão morrer,mas muito mais por saber que quem colocou eles lá foram seus próprios donos,é a falta da posse responsável,da conscientização.É difícil sempre que vou lá porque entre tantos,a gente só tem condições de tirar 2 no máximo...imaginem como é doloroso fazer essa escolha! Digo sempre à Deus quando eu vou lá:" Mostra-me glória onde eu só vejo sofrimento".

Sabem,gostaria que vocês escutassem bem os sentimentos destas palavras.Teriamos reunião esta semana para decidir sobre o destino do Hammã.Eu achei por bem adiar para a próxima semana a fim de que alguma coisa fantástica acontecesse e pudessemos mudar os planos.Eu estou fazendo aqui meu desabafo,estou chamando você para manifestar seu sentimento também.Por favor,mude nossos planos! Uma vez Fernanda Meccia que também faz um trabalho parecido com o nosso em São Paulo,escreveu uma nota em que dizia:-"é muito triste ter que implorar ajuda para salvar esses animais".Eu entendi o desabafo dela. Nós precisamos de cuidar dos nossos protegidos,isso tem custo, tempo e dedicação e tantas pessoas que proclamam se importar com isso,não se manifestam em verdade.

Vejam,o bazar Hammã acontece há três anos.Tem três anos que eu sempre escrevo sobre o bazar e agora o bazar pode acabar por falta de doações também.Olha que situação caótica! Considerando que o bazar recebe "TUDO que é usado,novo ou não,desde de roupas até eletrodomesticos e que esteja em condições de ser vendido" ,e que nós temos mais de 2000 seguidores nas páginas de relacionamentos,blogs,sites e afins,e ainda assim não há doação suficiente,conclui-se que talvez aqui em Goiânia os animais não tenham muito amparo.

Eu sinto muito.E sinto principalmente por perceber que tanto animais como os grupos de proteção,ambos sofrem desamparo.

Lembrando das palavras da amiga Fabiane e vendo nossa condição hoje,percebo que vivemos como peixes em aquários.

Me perdoem por estas palavras sem muita esperança.Eu não as queria assim. As vezes nos sentimos como Moisés o personagem biblíco que tenta salvar o seu povo.E nesse sentimento,eu tento me lembrar das palavras de Jesus:

"No mundo tereis aflições,mas tende bom ânimo.Eu venci o mundo."

...Assim seja.

Grande beijo em todos,fiquem com Deus.

Meibel


Para quem quer ajudar financeiramente:
Banco do Brasil
Ag: 3229-8
CC: 33246-1

Doações para o Bazar:
Rua 68, nº 118, sala 07, Galeria Timbre Musical, Centro (em frente ao Colégio Ipê)
Fone: (62) 8478 7673

Cadela sobrevive após ser enterrada viva


A imagem é chocante e reflete bem a que ponto pode chegar a crueldade humana.

Repercute, desde a última sexta-feira (27), na imprensa mundial, o caso da cachorrinha Star, que, segundo informações oficiais, sobreviveu a um ato de extrema crueldade. Na cidade de Birzebbuga, em Malta, ela teria sobrevivido após levar 40 tiros na região da cabeça e ter sido amarrada e enterrada viva.

Quando foi encontrada pela polícia, por conta dos uivos, ela estava com o focinho para fora da terra. O acontecido mobilizou a opinião pública local. O alarmante fato fez de Star um símbolo da luta no país por leis mais rigorosas contra as agressões aos animais. A população planeja uma manifestação no próximo dia 4, na capital Valletta.

Ainda que seja muito emocionante a sobrevivência do animal e positiva a mobilização, para os veterinários, o caso - tal como foi divulgado - só pode ter sido obra de um milagre.

Para ler a matéria completa clique aqui.


Alimentação inadequada pode causar problemas ortopédicos


Antigamente, devido ao padrão de alimentação que os cães recebiam – geralmente caseira ou restrita a uma ração comercial de baixa qualidade – os cuidados em certas fases da vida dos nossos amigos (como crescimento, gestação e lactação) eram frequentemente acompanhados de suplementação. Havia uma preocupação focada principalmente na suplementação vitamínico-mineral, tudo para que eventuais carências, comuns na época, não se desenvolvessem.

Estudos demonstram que aproximadamente 40% da população canina, independente do porte, estão acima do peso. Além de ser uma dificuldade por si só, a obesidade agrava, e muito, todos os problemas ortopédicos em todas as fases da vida do animal.

Especialmente no caso de filhotes, os excessos podem comprometer seu correto desenvolvimento refletindo-se por toda vida. Comumente isto decorre do fato de os proprietários desejarem que seus animais estejam satisfeitos e alcancem o desenvolvimento máximo em menor tempo possível.

Para ler o artigo completo basta clicar aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...