Páginas

Pesquisar neste blog

3 de maio de 2011

Leishmaniose canina: prevenção é a melhor alternativa


Conheça um pouco mais sobre esta doença comum entre os cães, a Leishmaniose Canina.

A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo.

A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito-palha, tatuquira, birigui, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito-palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas.

Os sintomas são variáveis. O cão pode apresentar emagrecimento, perda de pelos, gânglios inchados, fraqueza, feridas, crescimento exagerado das unhas, lesão de pele ulcerada, blefarite e anemia. Também há sintomas nos órgãos internos, como crescimento do fígado e outras alterações. 

Para saber mais detalhes sobre esta doença basta clicar aqui.


Um comentário:

Aline Alves disse...

Existe um repelente natural chamado óleo de neem (uma árvore indiana), muito usado em jardinagem, a árvore em si repele e mata os insetos, inclusive o transmissor da leishmaniose, assim como também seu óleo, ele é bem barato em relação aos outros métodos preventivos, não intoxica o animal nem o ser humano, não possui contra indicações.Acredito ser uma excelente idéia para a prevenção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...