Páginas

Pesquisar neste blog

21 de maio de 2010

Pit Bull, será que eu quero um?



Contrário de outras raças, possuir um Pit Bull requer algumas considerações especiais e bastante relevantes que devem sem duvida alguma serem avaliadas com muito cuidado. Pit Bulls tem o pêlo curto - não se soltam aos montes como em cães de pêlo longo - no entanto isto pode se tornar algo ruim em época fria ou seja, Pit Bull não podem ficar sem proteção no inverno.

Pit Bulls são cães atletas - Estes cães são cheios de energia e necessitam de atividade fica constante, todos os dias, aconselha-se ao menos uma hora todos os dias, dependendo da atividade, lembre-se que Pit Bull exercitado e cansado é Pit Bull feliz e calmo, se você é do tipo que não troca o sofá por uma boa caminha ou corrida, sugirimos outro cão. Recebem pessoas, sendo adultos ou crianças como sendo velhos amigos que não se viam há muito tempo, este cão não deve ser aplicado em atividades de proteção ou guarda devido à docilidade com pessoas.


Pitt Bulls podem ser bem agressivos com outros cães - Visto que DA (Dog Aggression) é um comportamento comum em várias raças e visivelmente mais acentuado em Pit Bulls. Caso você possua outros cães ou participa de eventos caninos esta é uma característica que deve ser avaliada e provavelmente o Pit Bull não seja a melhor raça para você. DA pode ser trabalhada e reduzida a longo prazo e correto adestramento, mas dificilmente eliminada completamente.


Pitt Bulls não são bem vindos - São banidos e severamente restritos em algumas regiões, hotéis e empresas aéreas.


Donos de Pit Bulls sofrem constantes descriminações - Este é um triste ponto mas a descriminação não virá somente pela lei local, mas também em lojas, amigos, colegas de trabalho, adestradores, vizinhos, membros da família e estranhos, as crianças do vizinho não iram brincar em sua casa, pois você tem um Pit Bull.Pessoas sem informação odeiam os Pit Bull e isto se estende aos seus donos.


Pit Bulls devem ter o comportamento de um anjo – Assim como todo Labrador é charmoso, todo Pit Bull é agressivo e perigoso, esta e a mentalidade das pessoas, o mais incrível é que a maioria delas nunca tiveram um cão. Qualquer comportamento anormal, pelo menos aos olhos dos leigos, será motivo para acionar a policia, controle de animais e assim por diante, assim, caso você não queira ser sempre supervisionado e ter sempre o comportamento de seu cão impecável em publico como se fosse um anjo, por favor não tenha um Pit Bull.

Você sempre terá um especialista ao seu lado – Será comum sempre ouvir coisas do tipo: este cão é uma mistura de raças e por isso tem desvio de comportamento a mordida dele tem força de 3000 kg ( como se kg fosse unidade de força) o cérebro dele cresce, o crânio não suporta o tamanho e se torna agressivo ( há alguns anos este era o problema do Dobermann, sorte que já foram curados.......) Este assunto será tratado com mais detalhes em um tópico chamado Verdade ou Mentira, onde será levantado vários mitos, resumindo, você sempre terá um especialista em Pit Bull ao seu lado

PitBulls são os fujões – Para conter este cão é necessário ter cerca ou muro com no mínimo 2 metros de altura, com base resistente, pois eles são bons cavadores, portas e portões devem ser resistentes e com travas seguras.


Pit Bull requer treinamento – Falando inicialmente de treino focando o comportamento em casa, você deverá estar preparado para treinar seu Pit Bull deste o primeiro dia que ele chega a sua casa, até o dia que ele se for definitivamente, todos os dias durante 10 a 15 minutos, 7 dias por semana, caso não seja capaz, sugiro que seja repensada a hipótese em ter um Pit Bull.


Pit Bull custa caro – Faça um orçamento somente para ter idéia de seu gasto mensal com um Pit Bull, considere ração de boa qualidade, guia, coleira, veterinário, casinha confortável, brinquedos e coloque mais 25% caso ocorra algum imprevisto.

PitBulls sempre agressivos:mentira!




“O pit bull é um cachorro sempre agressivo.”


MENTIRA!

O pit bull tem um potencial muito grande de machucar a vítima, já que tem uma mordida muito forte e é um cachorro atlético. Entretanto, os ataques da raça a humanos são raros. Quando a mídia divulga supostos ataques de pit bull, o "agressor", na maioria das vezes, não é um pit bull.

A cafetinização da venda do pitt bull estragou a raça.Quando a moda da raça explodiu, no final da década de 90, qualquer um se achou no direito de criar e vender os animais. Assim, um animal que tem um alto poder de dano passou a ser vendido indiscriminadamente, na maioria das vezes cruzado com outras raças e sem nenhum controle.

Os pit bulls foram usados, originalmente, para participar de rinhas. Essa origem contribuiu para que eles fossem considerados agressivos, mas pouca gente sabe que o cachorro de rinha, quando é puro, não ataca pessoas. Isso porque os "juízes" das rinhas não podiam ser atacados durante a briga.

Entretanto, um instinto criado na rinha permanece até hoje. Esse instinto, somado a cruzamentos inescrupulosos com outras raças, forma uma verdadeira bomba. Os pit bulls, em sua maioria, não reagem à submissão do oponente.

Explica-se: Quando dois cachorros brigam, normalmente é por poder, por posição dentro da matilha. Quando um deles considera que não tem mais chances, ele desiste da luta, oferecendo ao oponente seu pescoço ou a barriga, num sinal de submissão.

Alexandre Rossi diz que esse mecanismo funciona para impedir que a matilha se mate toda vez que houver uma briga. "Se não houvesse esse tipo de atitude, qualquer briga terminaria com o extermínio do grupo", afirma. Mas os cachorros de rinha não respondem a isso. Mesmo que o "inimigo" jogue a toalha, ele continua a atacar. O problema é que esse inimigo pode ser, em algumas ocasiões, uma pessoa. Mas isso, é claro, não se aplica a 100% dos casos. Existem pit bulls que são extremamente dóceis.

Para se evitar acidentes, vale tomar algumas precauções. Como essa raça é originária de rinhas, podem ser anti-sociais com outros cachorros.

O pit bull é cachorro de um dono só e para dono de um só cachorro. É errado colocar num quintal, por exemplo, cinco pit bulls juntos. Se eles não brigaram ainda, pode ter certeza que um dia vão brigar.
Além disso, essa raça gosta de se movimentar. Quem estiver disposto a cuidar de um, deve gostar de esportes e sair com ele para fazer exercícios todos os dias, por no mínimo 40 minutos.

Verdade!



Verdade:
Porte: Médio
Origem: Estados Unidos

Curiosidade
Criadores afirmam que o Pit Bull só se torna violento se for adestrado para a briga. Assim, garantem que este cão é dócil, companheiro e extremamente leal.

História
O Pit Bull tem como ancestral os antigos Buldogues que, apesar de fortes, não tinham a agilidade necessária para as rinhas que participavam. A solução encontrada pelos criadores foi cruzar esses cães com Terriers, conhecidos por sua agilidade, bravura e determinação. Desse cruzamento saiu, entre outros, o Staffordshire Bull Terrier que, posteriormente, foi levado para os Estados Unidos. Na América do Norte, o Staffordshire Bull Terrier passou por novos cruzamentos que deram origem ao American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier.

Assim como há criminosos criando Pit Bulls para brigas e para amedrontar pedestres nas ruas, há também criadores sérios e éticos de APBT. Para piorar as coisas, os maus criadores muitas vezes deixam de treinar seus cães para não agredirem humanos, como os criadores do início do século passado faziam. Pelo contrário, treinam os cães para serem o mais violentos possíveis.

Como resultado, o termo Pit bull é hoje pejorativo e instiga medo em muitas pessoas. O preconceito gera lendas urbanas como a de que suas mandíbulas têm a forma de um alicate, que se trancam sob a carne de suas vítimas, exercendo dez toneladas de pressão, e não poderiam ser abertas a menos que o cão tivesse a cabeça arrancada, que sua caixa craniana é menor que seu cérebro, fazendo com que ele tenha muitas dores de cabeça e ataque até seus donos (mesma lenda que foi usada na época dos Dobermann), ou que é um cão criado em laboratório, com uma substância injetada para ficar louco e agressivo.

O resultado é o preconceito indiscriminado, que faz autoridades banirem Pit Bulls das comunidades, e companhias de seguros cancelarem seguros se a casa tiver um Pit Bull.

Na verdade, o Pit Bull é um cão inteligente, e muitos de seus exemplares são obedientes; são cães saudáveis que reclamam pouco e oferecem muito aos seus donos. Há até mesmo casos de cães que servem de guias para cegos e já são usados como cães de terapia em hospitais e clínicas para ajudarem crianças deficientes.

Assim como outros cães, Pit Bulls podem ser defensivos com relação ao seu território, mas, de modo geral, cães de luta não são territoriais. Como em todas as outras raças, alguns de seus membros mostram uma desconfiança com relação a outros animais, e uma propensão a atacar animais que se aventurem a cruzar seu caminho, no caso do Pit Bull, essa agressividade é tida como normal, visto ser um cão criado para rinhas. Como já dito, devem ser sociabilizados desde filhotes com todos os tipos de pessoas, desde crianças a idosos, pois como todo cão, podem estranhar uma criança se nunca tiverem visto uma.

E segundo resultados da American Temperament Test Society (ATTS), instituição que estuda e avalia o temperamento e comportamento de milhares de cães de diversas raças, diante de situações variadas, pessoas diferentes, o seu equilíbrio, capacidade de avaliação e reação, instinto de proteção e agressividade, o American Pit Bull Terrier teve um dos maiores índices de aprovação, estando dentre os mais dóceis e menos propensos a atacarem uma pessoa, ficando inclusive a frente de Collies, Cockers, Pastores Alemães, Golden Retrievers, e Dálmatas.

American Pit Bull Terrier é uma das únicas raças desenvolvidas, se tendo como uma das qualidades necessárias fundamentais, a completa falta de agressividade contra seres humanos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...