Páginas

Pesquisar neste blog

21 de maio de 2010

PitBulls sempre agressivos:mentira!




“O pit bull é um cachorro sempre agressivo.”


MENTIRA!

O pit bull tem um potencial muito grande de machucar a vítima, já que tem uma mordida muito forte e é um cachorro atlético. Entretanto, os ataques da raça a humanos são raros. Quando a mídia divulga supostos ataques de pit bull, o "agressor", na maioria das vezes, não é um pit bull.

A cafetinização da venda do pitt bull estragou a raça.Quando a moda da raça explodiu, no final da década de 90, qualquer um se achou no direito de criar e vender os animais. Assim, um animal que tem um alto poder de dano passou a ser vendido indiscriminadamente, na maioria das vezes cruzado com outras raças e sem nenhum controle.

Os pit bulls foram usados, originalmente, para participar de rinhas. Essa origem contribuiu para que eles fossem considerados agressivos, mas pouca gente sabe que o cachorro de rinha, quando é puro, não ataca pessoas. Isso porque os "juízes" das rinhas não podiam ser atacados durante a briga.

Entretanto, um instinto criado na rinha permanece até hoje. Esse instinto, somado a cruzamentos inescrupulosos com outras raças, forma uma verdadeira bomba. Os pit bulls, em sua maioria, não reagem à submissão do oponente.

Explica-se: Quando dois cachorros brigam, normalmente é por poder, por posição dentro da matilha. Quando um deles considera que não tem mais chances, ele desiste da luta, oferecendo ao oponente seu pescoço ou a barriga, num sinal de submissão.

Alexandre Rossi diz que esse mecanismo funciona para impedir que a matilha se mate toda vez que houver uma briga. "Se não houvesse esse tipo de atitude, qualquer briga terminaria com o extermínio do grupo", afirma. Mas os cachorros de rinha não respondem a isso. Mesmo que o "inimigo" jogue a toalha, ele continua a atacar. O problema é que esse inimigo pode ser, em algumas ocasiões, uma pessoa. Mas isso, é claro, não se aplica a 100% dos casos. Existem pit bulls que são extremamente dóceis.

Para se evitar acidentes, vale tomar algumas precauções. Como essa raça é originária de rinhas, podem ser anti-sociais com outros cachorros.

O pit bull é cachorro de um dono só e para dono de um só cachorro. É errado colocar num quintal, por exemplo, cinco pit bulls juntos. Se eles não brigaram ainda, pode ter certeza que um dia vão brigar.
Além disso, essa raça gosta de se movimentar. Quem estiver disposto a cuidar de um, deve gostar de esportes e sair com ele para fazer exercícios todos os dias, por no mínimo 40 minutos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...