Páginas

Pesquisar neste blog

1 de setembro de 2011

Koda retorna ao Grupo Hammã

Havíamos anunciado aqui notícias sobre a adoção do cão Koda. Esse rotweiller foi adotado há poucos meses por uma família de comerciantes de Goiânia e, como de praxe, a nossa presidente Meibel Pereira foi visitar o cão em seu novo lar. Durante a vistoria, ela constatou que a relação entre Koda e seus adotantes era muita boa, assim como as condições estruturais para manter o cão na novo lar. Porém, um fato fez soar o sinal de alerta de Meibel: o Koda estava bem mais gordo, com um sobrepeso visível (veja foto abaixo). Esta foi a única observação desfavorável ao adotante do cão até então.

Koda ganhou peso em demasia após a sua adoção
Meibel, a partir de então, manteve contato com o sr. Paulo Henrique (adotante responsável pelo Koda) no sentido de orientar a ele e sua família sobre os riscos que a saúde do animal corria diante deste quadro de obesidade. A partir daí o que vimos foi uma situação preocupante para o nosso grupo, já que ninguém da família do adotante se responsabilizava pelo atual estado de saúde do cão, assim como com o tratamento necessário para  trazer o Koda de volta ao seu peso ideal. Confira abaixo a descrição dos fatos de acordo com a nossa presidente, Meibel Pereira:

"Conforme repassei a informação de monitoria da adoção de Koda e informei a todos sobre o estado de obesidade do animal, ocorreu o seguinte: no dia da visita, fomos eu e Jaia (colaboradora) e quem nos recebeu foram esposa e filho do titular da adoção, sr. Paulo Henrique. Como todos são adultos, repassei todos cuidados a serem adotados para perda de peso e recondicionamento físico. Também alertei sobre a possibilidade de um infarto, displasia precoce e insuficiência renal, bem como da necessidade de readaptar um novo espaço para ele com ajuda de um alambrado pois o canil em que ele passa o dia todo tem uma medida de 1mx 2m,que acabava por tornar a vida de Koda sedentária.

A família foi bem receptiva, entendeu todas as instruções e prometeu adota-las. A princípio pensei não ter grande problemas já que a família parece ter condições financeiras para melhorar a qualidade de vida do animal. Apenas lhe faltara informações.

Como o caso é grave, pois estamos falando de obesidade mórbida e Koda deve estar beirando 80 kg, resolvi ligar para o Sr. Paulo Henrique, que afinal assinou como responsável pela adoção consentida por Rafael.

Repeti todas as instruções repassadas aos membros da família, bem como a troca da ração de combate por uma diet de $120,00 - o pacote que alimenta por 40 dias.

Ele me explicou que a adoção, apesar de ter sido assinada por ele, era de responsabilidade do filho mais novo (que não estava presente no dia), e que o mesmo não tinha condições de tal gasto e nem tempo para tais atividades.

De retorno expliquei a ele que se não fossem tomadas as medidas necessárias para a saúde de Koda, o animal poderia ter um infarto a qualquer momento e analisei rapidamente a situação: se ele não quer gastar $120,00 por mês com o animal, o que acontecerá se ele tiver que ter um gasto maior, até mesmo proveniente dessa falta de cuidado? Rapidamente também propus a devolução de Koda, que foi prontamente aceita pelo titular da adoção.

Agora Koda volta para o grupo, com um gasto maior que anteriormente, pois fará exames e ficará no minímo 3 meses se alimentando de ração diet. Perdeu boas adoções, pois na mesma época uma senhora queria adotá-lo e tinha ótimas referências, mas ele estava em triagem com o candidato atual e por sua adoção ter sido finalizada, a outra candidata foi descartada."

Conforme avaliou Meibel, o cão não poderia ficar mais com seu adotante pois corria risco de morte por problemas cardíacos ou renais devido à forma inadequada como foi alimentado; por isso, Koda voltou a fazer parte do Grupo Hammã e estará disponível novamente para adoção após o fim do seu tratamento para perda de peso.

O Grupo Hammã prevê a perda da posse de qualquer um dos seus pets caso não sejam observadas medidas pelo adotante que garantam plenamente o bem-estar e sobrevida do animal adotado. Até para evitar quaisquer tipos de transtornos disponibilizamos no nosso site uma página exclusiva sobre os nossos procedimentos de Triagem de Adotantes.

Esperamos que a sociedade compreenda os motivos para o resgate de Koda e seu retorno ao Grupo Hammã, afinal, lutamos pela educação, conscientização e pela ética na relação entre humanos e animais, e acima de tudo, para que todo cidadão coloque em prática todos os princípios da posse responsável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...