Páginas

Pesquisar neste blog

20 de dezembro de 2011

O debate na TV Goiânia

Aconteceu ontem, na TV Goiânia, um debate com o tema "Respeito aos Animais", no programa Sobre todas as Coisas, com a participação do Projeto Hammã.

Participaram do debate a nossa presidente, Meibel Pereira Veríssimo, o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde e Ambiente Dr. Luis Elias de Camargo, e o juiz criminal Dr. Jesseir Coelho de Alcântara. O tema, apesar de bastante abrangente, acabou se limitando aos maus tratos a animais silvestres e principalmente domésticos, como cães, gatos, cavalos e aves, e cada um dos convidados expôs suas opiniões sobre diversos assuntos. Obviamente, o caso recente da enfermeira Camilla Corrêa, que matou uma cadela da raça yorkshire em Formosa-Go, foi um dos mais comentados durante o programa, e todos - convidados e telespectadores (via Twitter) - puderam mostrar seu ponto de vista sobre esse crime hediondo que chocou a sociedade brasileira.

Meibel Pereira, no camarim da emissora, ainda conseguiu apadrinhar um gatinho.

Houve alguns pontos de discordância entre os convidados; no entanto, na maior parte da discussão, todos concordaram sobre quase todos os aspectos dispostos sobre a questão dos maus tratos aos animais domésticos. Foram apontadas: falta de estrutura da polícia civil para lidar com essa questão, penas leves demais para crimes graves cometidos contra esses animais, a irresponsabilidade de boa parte parte da população ao lidar com seus próprios animais, entre tantos outros que fizeram os convidados comentar de forma unânime sobre a situação atual da aplicação da lei de crimes ambientais 9.605/98.

Da esq. para dir..: Luiz Elias (DVSA), Meibel (Hammã) e o juiz Jesseir Coelho.

O programa Sobre todas as Coisas deu uma ótima oportunidade para se debater algo que faz parte do nosso cotidiano, mas que, assim como crimes contra a mulher, contra crianças, entre outros, acaba ficando impune por falta de denúncia. Foi proveitoso também por fazer cada convidado convocar os envolvidos nessa questão - tutores de animais e poder público (Executivo, Legislativo e Judiciário) - a assumir suas devidas responsabilidades. O saldo final foi bastante positivo e esperamos que outras iniciativas deste tipo se repitam.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...