Páginas

Pesquisar neste blog

19 de novembro de 2010

Declaração dos Direitos dos Animais



Maltratar animais é crime. Logo, quem comete abusos e maus tratos contra animais é criminoso.

Você sabia que os animais são protegidos por uma lei federal? A lei 9.605/98de 12 de Fevereiro de 1998 é a lei que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Saiba como denunciar maus tratos a animais clicando aqui.

Conheça agora a Declaração Universal dos Direitos dos Animais:

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimescontra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Preâmbulo:

.Considerando que todo o animal possui direitos;

.Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;

.Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

.Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;

.Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;

.Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte:


Artigo 1º 


Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.


Artigo 2º 


1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais

3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. 


Artigo 3º 


1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis. 2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia. 


Artigo 4º 


1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.

2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito.


Artigo 5º 


1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito. 


Artigo 6º 


1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural. 

2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante. 


Artigo 7º 


Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.


Artigo 8º 


1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas. 


Artigo 9º 


Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.


Artigo 10º 


1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem. 

2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal. 


Artigo 11º 


Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.


Artigo 12º 


1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio. 


Artigo 13º 


1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.

2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal. 


Artigo 14º 


1.Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.

2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

O que é Posse Responsável?



São medidas que devem ser tomadas para garantir o bem-estar do animal. Conheça os Dez Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos:

.Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas
férias ou em feriados prolongados.

.Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

.Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida – tamanho, peculiaridades, espaço físico.

.Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.

.Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.

.Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

.Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

.Recolha e jogue os dejetos (cocô) em local apropriado.

.Identifique o animal com plaqueta . Também é recomendável uma identificação permanente (microchip ou tatuagem).

.Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Seja um voluntário!


O voluntário exerce a função de suporte sem nenhuma obrigatoriedade, podendo ser procurados nas seguintes situações:

- eventos (organização ou trabalho);
- transporte para resgate de animais
- divulgação em campanhas especiais (envio de mensagens on line, divulgação de cartazes, etc.)

Os voluntários tambem podem participar das reuniões realizadas quinzenalmente para melhor conhecimento do projeto, para interação com o grupo e conhecimento das metas do projeto.

Para conhecer melhor as tarefas de um voluntário dentro do Projeto Hammã basta clicar aqui.

Que tal se tornar um voluntário do Projeto Hammã? Se deseja se unir ao nosso time clique logo abaixo em Comentários e deixe seu nome e contato (e-mail ou telefone). Ou nos avise por e-mail:

projetohamma@gmail.com  
contato@projetohamma.com.br

Obs: é fundamental que o candidato/a nos forneça seu e-mail para que possamos encaminhar a nossa Ficha Cadastral de Voluntários.

Assim que for possível nossa equipe entrará em contato com você. Desde já nossos animais agradecem!

Adotar é preciso


Ao decidir em adotar um animal,converse com sua família, certifique-se de que todos estão de acordo com a decisão. Analise as condições e tempo à dar a esse novo membro da família,que assim como nós, precisam de atenção, carinho, passeios, veterinário, boa ração e o que jamais pode ser esquecido: "ESSE ANIMAL PODERÁ VIVER 15 ANOS E ELE DEVERÁ ESTAR AO SEU LADO ATÉ O FIM DE SUA VIDA".

Hoje o grande número de abandono se dá por decisões precipitadas, ao deparar com o filhotinho lindo,com a boquinha cheirando leite, abanando o rabinho, muitas pessoas se encantam e acreditam ter encontrado seu companheiro perfeito. Anos se passam, o que era um filhotinho, torna-se adolescente, depois idoso, já não tem mesmo brilho do filhote de anos atrás, começam as visitas mensais ao veterinário...algumas pessoas simplesmente descartam esse grande companheiro e buscam outro filhote. Amigos, o animal envelhece, pórem continua o mesmo amigo, ele não muda!

Se você opta por ter esse membro peludinho entre seus entes queridos,ele fará parte de algumas decisões,como por exemplo em caso de mudança se esse novo imóvel comporta a necessidade de um parente quadrúpede e estiver disponivel, entraremos em contato.

Hoje a maioria dos animais resgatados pelo Projeto Hammã de proteção animal, são cães deficiêntes ou idosos que tristemente foram deixados numa rua qualquer à mercê da sorte por seus donos, a maioria cegos, outros ainda com um fim mais desumano...o CCZ, onde morre asfixiado por uma camêra de gás ou seu dono ganhou a casa de seus sonhos que é um apartamento que não aceita animais, um grande exemplo o caso do nosso mascote Hammã, que só precisou de cuidados e carinho, pois continua belo e amoroso como acreditamos que foi na sua adolescência.

Quando resgatamos um animal, a primeira medida é levá-lo à um veterinário, fazemos os exames necessários, vacinação, vermifugação e se for tempo também passa pela esterilização, também nos envolvemos em seu estado comportamental, se é agressivo, medroso, sapeca, etc e trabalhamos todo psicológico desse animal para que ele tenha condições de adaptação em um novo lar.

A adoção passa por uma entrevista de avaliação e esse animal é acompanhado com visitas de nossos membros ou voluntários até a adaptação e constatação de bom desenvolvimento do animal na nova família.

Se ciente de todas essas responsabilidades você ainda deseja adotar um animal, visite nossa galeria e veja se seu companheiro por algum motivo está lá sem você! Solicite um cadastro de adoção ou se não encontrou nos solicite um cadastro de espera onde poderá nos informar o perfil de animal que pretende adotar e fique na lista de espera, assim que esse animal estiver disponivel, entraremos em contato.

Como ajudar


Nos ajudar é fácil! Muitas pessoas se compadecem com o abandono e os maus tratos causados aos animais e gostariam de ajudar. Saiba como ajudar sem demandar tempo ou dinheiro:

- doando um espaço no seu quintal afim de abrigar um animal do serviço de proteção temporariamente;

- doando de remédios, materiais cirúrgicos (como luvas descartáveis, gazes, esparadrapos, fraldas, cadeira de rodas para cães, casinhas para cães, gás de cozinha, rações para cães e gatos para adultos ou filhotes, guias, coleiras, cobertores, toalhas, material de limpeza, bandeijas higiênicas para gatos, areia para gatos).

- doando material para o Bazar Hammã.

Sua doação é muito importante para nós! Caso tenha alguma dúvida, entre em contato através do seguinte e-mail:

projetohamma@gmail.com

Saiba como ajudar de outras formas clicando aqui.

Sobre o Projeto Hammã

O Projeto Hammã de Proteção Animal é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos criada em 2008 que tem como principal objetivo promover o bem-estar animal e um relacionamento ético entre animais e seres humanos. Para tanto, tem como frentes de ação a conscientização dos seres humanos no que se refere a posse responsável, o resgate de animais abandonados e a castração de animais.

Criado a partir da parceria entre duas voluntárias independentes, o Projeto Hammã teve como ponto de partida o resgate de um pastor alemão, de aproximadamente 12 anos, cego e muito debilitado no centro de Goiânia, chamado Hammã, considerado nosso mascote. Desde então, o Projeto vem desenvolvendo ações no sentido de minimizar o sofrimento de animais abandonados nas ruas das cidades, tendo como foco a cidade de Goiânia, mas principalmente de divulgação da idéia de posse responsável.


Nosso grupo é constituído por pessoas que se interessam e desempenham a proteção animal com ética e responsabilidade. Visamos o bem estar do animal, e é importante que todo o grupo esteja unido num só propósito. O Projeto Hammã tem muito prazer em estabelecer a união entre protetores buscando uma consolidação de parâmetros para a concretização de alguns projetos. Hoje o Projeto Hammã oferece toda ajuda e suporte de voluntariado à outras entidades parceiras, como a Aspaan e ao Gatos do Bosque, que buscam os mesmos objetivos.

 São fatores imprescindíveis para o grupo: 

*Compromisso com a necessidade do animal recolhido 
*Castração 
*Vacinação e vermifugação 
*Triagem do candidato para adoção 
*Monitoração da adoção até adaptação do animal 
*Não doar animais sem que estejam em perfeitas condições de saúde (exceto animais com necessidades especiais) 
*Armazenar termos de adoções 
*Ter uma relação ética com outros protetores e profissionais da área
*Trabalho de conscientização nas escolas públicas
*Fim do sacrifício de animais sadios no CCZ (carrocinha)
*Castração massiva em animais das periférias
*Palestras sobre posse responsável em feiras e eventos
*Distribuição de panfletos informativos
*Trabalho de posse consciente de animais como Pit Bull e Rotwailler
*Amparo legal para retirada de animais vitímas de maus tratos


Foco e prioridade
O Projeto Hammã não dispõe de abrigo, selecionamos os grupos de risco. São eles: idosos, deficientes e os considerados cães perigosos (ex:pit bulls e rottweillers). Tendo prioridade nesta lista os cães perigosos, os demais, havendo vaga em lares transitórios, são encaminhados ao voluntário, que contará com nosso amparo.

Cães de grande porte são a prioridade. Não muito raro, pessoas adquirem cães de médio e grande porte na ilusão de que ele, mesmo grande, ainda será um filhote. Pelos mais diversos e absurdos motivos, grande parte deles são abandonados quando se tornam adultos - ou até antes disso. Os motivos vão desde a falta de espaço, passando por ataque na família, recusa dos vizinhos ou dono da casa (quem mora de aluguel), mudança de cidade ou país, separação de casal (ninguém quer ficar com o animal), chegada de bebê na família, falta de tempo, doenças, falência comercial (não precisa mais de guarda), falta de domínio, etc. Enfim, é quase impossível numerar os motivos do abandono. O fato é que uma vez jogado ao abandono, os cães grandes tem menos chances que os demais. 

Nas ruas, são afugentados, apedrejados ou encaminhados ao centro de zoonoses onde suas chances de sobrevivência chegam ao fim. 

Como tratamos cães “Zona Vermelha” 


Depois de recolhido das ruas, o cão é encaminhado para a clínica veterinária onde são feito primariamente oito exames para ter uma noção geral da saúde do animal, se houver algum alerta então são feitos exames específicos, se os exames primários tiverem alguma observação o animal é internado e tratado, posteriormente segue para o canil e fica um período não determinado, depende do perfil de cada um, somente sendo analisado o seu comportamento e limitações. Ex: se convive bem com outros animais, com crianças, o que o acalma e o que deve ser focado no trabalho de reabilitação. Nesse tempo o animal é vacinado, vermifugado e castrado. 


Depois dessa análise, nosso parceiro por liberalidade, dispõe do treinamento de reabilitação e adestramento à obediência (senta,deita,fica, guia junto) e depois de pronto o animal é colocado à adoção. A adoção ocorre com visitas constantes do candidato interessado e esse também é avaliado durante as visitas . Durante as triagens são avaliados experiência com a raça, condições e qualidade de vida proposta ao animal, histórico com outros animais, espaço, opinião da família que irá conviver com o animal e nível de interesse do adotante.

Estando todos os interessados de acordo, o animal é entregue e segue todo processo de monitoramento e adaptação. O adotante recebe todos os certificados de saúde do animal. 

Captação de renda e como ajudar 


Nossa principal fonte de renda é nosso bazar, que funciona na forma itinerante e permanente. 

.Itinerante: Realizado como evento em um comércio da área com a prévia autorização ou convite do proprietário por determinados dias. 
.Permanente: Rua 68 , nº118, sala 7, Centro, Goiânia-GO (sede social do Projeto Hammã). 

No bazar são vendidos artigos de todo tipo doados por simpatizantes do projeto e sua causa. Toda renda é revertida para a manutenção dos animais como, vacinas, ração, vermífugos e outras necessidades em geral. 

Como ajudar:

Doações para o Bazar: 
.Roupas,calçados,acessórios,eletros,eletrônicos,artesanato,decoração, Cds,Dvds,livros,móveis,etc. 

Oficina de reciclagem: 
.Em caráter de adaptação,você pode doar qualquer material para artesanato,ferramentas e qualquer outro que possa ser reciclado ou restaurado. 

Ajuda financeira: 
.Contribuições feitas por simpatizantes com o intuito de ajudar em tratamentos imediatos e mensalidade do canil. 

Apadrinhamento: 
.Responsabilidade, depósitos mensais com valor e dia pré-determinado com o objetivo de cuidar de um animal pelo tempo que o animal permanecer sem adoção.

.Proteção
Em casos de cães abandonados, a primeira providência é prestar assistência ao animal. Antes de entrar em contato com o serviço de proteção, para ajudar você pode tomar algumas medidas:

.Abrigar o animal
.Buscar adotante para esse animal
.Tirar fotos do animal e nos enviar para que possamos ajudar
.No caso de maus tratos,denunciar para a Dema 32012636,munido de provas como fotos,sua identidade será preservada
.Levar o animal doente à uma cliníca veterinária

Obs: NUNCA CHAME A CARROCINHA PARA RESGATAR UM ANIMAL.

Achou difícil? Saiba que é isso que nós fazemos com dezenas deles!

Voluntário 
Para quem quer exercer o trabalho de voluntário, o grupo dispõe de várias necessidades: 

.Divulgação 
.Criação de banners 
.Web designer 
.Transporte quando solicitado 
.Ajuda nos bazares itinerantes 
.Coleta de prendas 
.Criação de captação 
.Lar temporário 
.Visitas à animais adotados 
.Visitas aos animais internados e hospedados 
.Cursos de interesses pertinentes 
.Curso de artesanato 
.Formação de grupo para palestra 
.Acompanhamento ao Centro de Zoonoses 
.Fotografia
.Veterinários
.Banho
.Tosa
.Preparo das prendas recebidas (lavar e passar) 
.e muitas outras tarefas...

Temos como objetivo futuro organizar um grupo preparado e disciplinado para acompanhar os animais recolhidos pelo canil municipal (CCZ). Dezenas deles são capturados diariamente e mesmo sendo alguns colocados para adoção temos o dever e direito de buscar uma solução para os que não tem esse privilégio. 

Esse trabalho exige um conhecimento mais amplo, bem como equilíbrio emocional, considerando o desgaste afetivo que é para protetores que ficam à frente desse acompanhamento. A necessidade é grande e as leis que os assistem nos deixam preteridos na maior parte do caminho, exigindo muitas vezes uma ação junto ao Ministério Público. 

Considerações finais 

Essa apresentação do nosso trabalho teve como objetivo esclarecer sobre nossa visão,política e necessidades. Sobretudo salientar sobre a realidade do abandono e responsabilidade ao proteger um animal. Usamos aqui os cães de grande raça como orientação mas a responsabilidade na proteção de um animal se estende à todos os portes e raças. Nós protetores não podemos tratar a proteção como algo subjetivo, devemos pensar em como temos o compromisso com o animal e que vai desde de seu resgate até o resto de sua vida, mesmo depois de adotado, considerando passado, presente e futuro. 

Trabalhamos apenas com dois profissionais,ambos com grande capacidade e ética para cuidar dos nossos animais não utilizando de tratamento preconceituosos por serem animais de rua.Um para tratar da saúde deles e outro que é especialista em reabilitação.  

Projeto Hammã 

Rua 68, nº118, sala 7, Galeria Timbre Musical, Centro – Goiânia/GO. 
Tel: (062)8478.7673 – Meibel P. Veríssimo / (062)8169.4376

HTTP://www.projetohamma.com.br 
HTTP://adoteprojetohamma.blogspot.com 
projetohamma@gmail.com 
contato@projetohamma.com.br

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender". 
Brigitte Bardot, atriz

Inauguração do novo Bazar Hammã



Venha compartilhar com a gente esse momento de alegria, resultado da ajuda de muitas pessoas!

Inauguração do Bazar Hammã:
Dia: 16/12/10 - quinta-feira
Horário: 8:00
Local: Galeria Timbre Musical - Rua 68, nº118, sala  7, Centro (em frente Colégio Ypê).

Confirme sua presença pelos telefones: 62-8478.7673/8406.6802/9902.0652
ou por email: contato@projetohamma.com.br

E lembre-se: o bazar já está arrecadando doações! Quer fazer sua doação? Ligue ou nos escreva para fazermos a coleta!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...