Páginas

Pesquisar neste blog

19 de novembro de 2010

Sobre o Projeto Hammã

O Projeto Hammã de Proteção Animal é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos criada em 2008 que tem como principal objetivo promover o bem-estar animal e um relacionamento ético entre animais e seres humanos. Para tanto, tem como frentes de ação a conscientização dos seres humanos no que se refere a posse responsável, o resgate de animais abandonados e a castração de animais.

Criado a partir da parceria entre duas voluntárias independentes, o Projeto Hammã teve como ponto de partida o resgate de um pastor alemão, de aproximadamente 12 anos, cego e muito debilitado no centro de Goiânia, chamado Hammã, considerado nosso mascote. Desde então, o Projeto vem desenvolvendo ações no sentido de minimizar o sofrimento de animais abandonados nas ruas das cidades, tendo como foco a cidade de Goiânia, mas principalmente de divulgação da idéia de posse responsável.


Nosso grupo é constituído por pessoas que se interessam e desempenham a proteção animal com ética e responsabilidade. Visamos o bem estar do animal, e é importante que todo o grupo esteja unido num só propósito. O Projeto Hammã tem muito prazer em estabelecer a união entre protetores buscando uma consolidação de parâmetros para a concretização de alguns projetos. Hoje o Projeto Hammã oferece toda ajuda e suporte de voluntariado à outras entidades parceiras, como a Aspaan e ao Gatos do Bosque, que buscam os mesmos objetivos.

 São fatores imprescindíveis para o grupo: 

*Compromisso com a necessidade do animal recolhido 
*Castração 
*Vacinação e vermifugação 
*Triagem do candidato para adoção 
*Monitoração da adoção até adaptação do animal 
*Não doar animais sem que estejam em perfeitas condições de saúde (exceto animais com necessidades especiais) 
*Armazenar termos de adoções 
*Ter uma relação ética com outros protetores e profissionais da área
*Trabalho de conscientização nas escolas públicas
*Fim do sacrifício de animais sadios no CCZ (carrocinha)
*Castração massiva em animais das periférias
*Palestras sobre posse responsável em feiras e eventos
*Distribuição de panfletos informativos
*Trabalho de posse consciente de animais como Pit Bull e Rotwailler
*Amparo legal para retirada de animais vitímas de maus tratos


Foco e prioridade
O Projeto Hammã não dispõe de abrigo, selecionamos os grupos de risco. São eles: idosos, deficientes e os considerados cães perigosos (ex:pit bulls e rottweillers). Tendo prioridade nesta lista os cães perigosos, os demais, havendo vaga em lares transitórios, são encaminhados ao voluntário, que contará com nosso amparo.

Cães de grande porte são a prioridade. Não muito raro, pessoas adquirem cães de médio e grande porte na ilusão de que ele, mesmo grande, ainda será um filhote. Pelos mais diversos e absurdos motivos, grande parte deles são abandonados quando se tornam adultos - ou até antes disso. Os motivos vão desde a falta de espaço, passando por ataque na família, recusa dos vizinhos ou dono da casa (quem mora de aluguel), mudança de cidade ou país, separação de casal (ninguém quer ficar com o animal), chegada de bebê na família, falta de tempo, doenças, falência comercial (não precisa mais de guarda), falta de domínio, etc. Enfim, é quase impossível numerar os motivos do abandono. O fato é que uma vez jogado ao abandono, os cães grandes tem menos chances que os demais. 

Nas ruas, são afugentados, apedrejados ou encaminhados ao centro de zoonoses onde suas chances de sobrevivência chegam ao fim. 

Como tratamos cães “Zona Vermelha” 


Depois de recolhido das ruas, o cão é encaminhado para a clínica veterinária onde são feito primariamente oito exames para ter uma noção geral da saúde do animal, se houver algum alerta então são feitos exames específicos, se os exames primários tiverem alguma observação o animal é internado e tratado, posteriormente segue para o canil e fica um período não determinado, depende do perfil de cada um, somente sendo analisado o seu comportamento e limitações. Ex: se convive bem com outros animais, com crianças, o que o acalma e o que deve ser focado no trabalho de reabilitação. Nesse tempo o animal é vacinado, vermifugado e castrado. 


Depois dessa análise, nosso parceiro por liberalidade, dispõe do treinamento de reabilitação e adestramento à obediência (senta,deita,fica, guia junto) e depois de pronto o animal é colocado à adoção. A adoção ocorre com visitas constantes do candidato interessado e esse também é avaliado durante as visitas . Durante as triagens são avaliados experiência com a raça, condições e qualidade de vida proposta ao animal, histórico com outros animais, espaço, opinião da família que irá conviver com o animal e nível de interesse do adotante.

Estando todos os interessados de acordo, o animal é entregue e segue todo processo de monitoramento e adaptação. O adotante recebe todos os certificados de saúde do animal. 

Captação de renda e como ajudar 


Nossa principal fonte de renda é nosso bazar, que funciona na forma itinerante e permanente. 

.Itinerante: Realizado como evento em um comércio da área com a prévia autorização ou convite do proprietário por determinados dias. 
.Permanente: Rua 68 , nº118, sala 7, Centro, Goiânia-GO (sede social do Projeto Hammã). 

No bazar são vendidos artigos de todo tipo doados por simpatizantes do projeto e sua causa. Toda renda é revertida para a manutenção dos animais como, vacinas, ração, vermífugos e outras necessidades em geral. 

Como ajudar:

Doações para o Bazar: 
.Roupas,calçados,acessórios,eletros,eletrônicos,artesanato,decoração, Cds,Dvds,livros,móveis,etc. 

Oficina de reciclagem: 
.Em caráter de adaptação,você pode doar qualquer material para artesanato,ferramentas e qualquer outro que possa ser reciclado ou restaurado. 

Ajuda financeira: 
.Contribuições feitas por simpatizantes com o intuito de ajudar em tratamentos imediatos e mensalidade do canil. 

Apadrinhamento: 
.Responsabilidade, depósitos mensais com valor e dia pré-determinado com o objetivo de cuidar de um animal pelo tempo que o animal permanecer sem adoção.

.Proteção
Em casos de cães abandonados, a primeira providência é prestar assistência ao animal. Antes de entrar em contato com o serviço de proteção, para ajudar você pode tomar algumas medidas:

.Abrigar o animal
.Buscar adotante para esse animal
.Tirar fotos do animal e nos enviar para que possamos ajudar
.No caso de maus tratos,denunciar para a Dema 32012636,munido de provas como fotos,sua identidade será preservada
.Levar o animal doente à uma cliníca veterinária

Obs: NUNCA CHAME A CARROCINHA PARA RESGATAR UM ANIMAL.

Achou difícil? Saiba que é isso que nós fazemos com dezenas deles!

Voluntário 
Para quem quer exercer o trabalho de voluntário, o grupo dispõe de várias necessidades: 

.Divulgação 
.Criação de banners 
.Web designer 
.Transporte quando solicitado 
.Ajuda nos bazares itinerantes 
.Coleta de prendas 
.Criação de captação 
.Lar temporário 
.Visitas à animais adotados 
.Visitas aos animais internados e hospedados 
.Cursos de interesses pertinentes 
.Curso de artesanato 
.Formação de grupo para palestra 
.Acompanhamento ao Centro de Zoonoses 
.Fotografia
.Veterinários
.Banho
.Tosa
.Preparo das prendas recebidas (lavar e passar) 
.e muitas outras tarefas...

Temos como objetivo futuro organizar um grupo preparado e disciplinado para acompanhar os animais recolhidos pelo canil municipal (CCZ). Dezenas deles são capturados diariamente e mesmo sendo alguns colocados para adoção temos o dever e direito de buscar uma solução para os que não tem esse privilégio. 

Esse trabalho exige um conhecimento mais amplo, bem como equilíbrio emocional, considerando o desgaste afetivo que é para protetores que ficam à frente desse acompanhamento. A necessidade é grande e as leis que os assistem nos deixam preteridos na maior parte do caminho, exigindo muitas vezes uma ação junto ao Ministério Público. 

Considerações finais 

Essa apresentação do nosso trabalho teve como objetivo esclarecer sobre nossa visão,política e necessidades. Sobretudo salientar sobre a realidade do abandono e responsabilidade ao proteger um animal. Usamos aqui os cães de grande raça como orientação mas a responsabilidade na proteção de um animal se estende à todos os portes e raças. Nós protetores não podemos tratar a proteção como algo subjetivo, devemos pensar em como temos o compromisso com o animal e que vai desde de seu resgate até o resto de sua vida, mesmo depois de adotado, considerando passado, presente e futuro. 

Trabalhamos apenas com dois profissionais,ambos com grande capacidade e ética para cuidar dos nossos animais não utilizando de tratamento preconceituosos por serem animais de rua.Um para tratar da saúde deles e outro que é especialista em reabilitação.  

Projeto Hammã 

Rua 68, nº118, sala 7, Galeria Timbre Musical, Centro – Goiânia/GO. 
Tel: (062)8478.7673 – Meibel P. Veríssimo / (062)8169.4376

HTTP://www.projetohamma.com.br 
HTTP://adoteprojetohamma.blogspot.com 
projetohamma@gmail.com 
contato@projetohamma.com.br

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de se lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não podem se defender". 
Brigitte Bardot, atriz

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...