Páginas

Pesquisar neste blog

18 de maio de 2011

Conheça mais sobre a Raiva Canina


A raiva canina ainda é uma doença muito comum nas cidades grandes, apesar das campanhas de vacinação patrocinadas pelo governo. A doença é transmitida por um vírus, e uma vez infectado, o animal provavelmente não sobreviverá. Conheça melhor os sintomas e prevenção da Raiva Canina através deste artigo do ABC da Saúde.

Raiva Canina

É doença infecciosa aguda que uma vez instalada é sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais de “sangue quente” domésticos ou selvagens, cães, gatos, macacos, morcegos.etc , incluindo o homem.

A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

O período de incubação (tempo que medeia desde o “acidente” até o aparecimento dos sintomas) é longo e nunca inferior a 3 semanas, podendo chegar a 2 anos.

A apresentação inicial da doença no animal é semelhante à no homem: aumento da agressividade e perda do medo. O vírus inicialmente se localiza nos tecidos próximos ao ferimento podendo haver dor local ou anestesia e inchaço.Surgem espasmos musculares,ansiedade extrema, convulsões, violenta raiva, impulso incontrolável de morder e bater nos outros.

As suspeitas podem ser comprovadas por biópsias de pele ou córnea, e por exames imunológicos de saliva ou sangue.

A prevenção mais importante é a vacinação sempre atualizada dos animais de convívio próximo.

Para saber mais detalhes basta clicar aqui.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...