Páginas

Pesquisar neste blog

19 de fevereiro de 2011

Animais para adoção no CCZ-Gyn


Esse quadro foi a minha última tarefa da madrugada.Recebemos o email enviado pelo CCZ de Goiânia pedindo a divulgação e sabido que as fotos causam imensa tristeza,então deixei para última estância. Fim da jornada diária, com todos outros trabalhos do Projeto Hammã terminados,fui elaborar o quadro dos pequenos errantes,que esperam sem proteção até "o dia que me queiras".

Contei 16 animais,entre cães e três lindos gatinhos.Difícil conter a emoção.Difícil silenciar a dor do abandono prá quem sente ela no coração.Então o olhar de cada foto se esvaem pelos dedos... Na pasta de recebimento,as fotos dos filhotes traz o nome :"filhote sem mãe".

Eu confesso que mudei a aparência do quadro acima diversas vezes para ver se em algum momento o olhar deles mudaria.Mas não.Cada olhar,um nome similar(começando pela primeira foto):Frio,incertezas,solidão,desconfiança,tristeza,inocência,pavor,submissão,abandono,tristeza,insegurança, sem destino,medo,vazio e o último,esse senhorzinho srd,carrega o nome de todos...

Me lembro de uma determinada epóca que quisemos fazer um trabalho massivo no CCZ de Goiânia e buscamos voluntários.Trabalho sem sucesso.Todos eram unanimes em dizer que não tinham coragem de entrar no CCZ.Mesmo com nossas limitações de tempo e transporte,ainda conseguimos muitas coisas,uma delas foi esse programa de adoção.Muitos animais foram adotados,como exemplo,o velho Max que hoje vive em New Jersey. E eu fico pensando que mundo podemos construir alimentando isso (que não quero chamar de covardia) que produz morte.Mesmo que indiretamente.

Recebemos junto à esse email,o pedido da tecnica do CCZ querendo saber se tinhamos interesse em tirar um casal de pit bulls que estavam com seus dias contados.Ficamos em estado letargico.É conhecido publicamente a situação que estamos atravessando,foi dividido isso com vocês.Até agora estamos pensando numa forma,que venha do céu talvez,não sei.O fato é que não retirar esses pit bulls de lá é o mesmo que dar a sentença de morte.Vejam a nossa situação!!! 

"Algum desgosto prova muito amor, mas muito desgosto revela demasiada falta de espírito."

O que digo exatamente,é que enquanto existirem pessoas que se poupam de tristeza, estará consumindo uma vida,como desses animais que esperam o amor e acalento que não consegue atravessar os portões do CCZ.Deus quer almas que não se ocupem apenas de si. Daí me vem à lembrança ,uma frase postada por Rafael numa página:

"Fé e crenças que não se tranformam em ação,não tem significado algum.Se você pensa que algo é bom,então o faça!"

Se você quer adotar um animal do CCZ, leia as recomendações abaixo.

Esses animais estão disponíveis no Centro de Controle de Zoonozes de Goiânia, situado na rodovia GO 020 Km 5 - saída para Bela Vista, ao lado do cemitério Parque Memorial. Telefone: (62)3524-3130, das 08 hs às 17 hs. 

Vamos explicar como é a vida de um animal no centro de zoonozes:

São capturados nas ruas e quando isso acontece o animal entra em profundo estado de estresse, que consequentemente faz com que sua capacidade imunológica caia deixando seus agentes de defesa sem nenhuma resistência.

Então vamos recapitular: Eles estão "num centro de zoonozes". E o que é um centro de zoonozes? Zoonozes são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microorganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus,etc. E devido à desproteção de seu organismo, a tendência é que os pequenos errantes contraiam uma doença,já que estão aonde está o foco das diversas.

Passam cerca de uma semana nesse Centro de Zoonozes até que sejam selecionados os que tem perfil para adoção,a seleção é muito "rigída", se o pequeno rosnar, os tecnicos já entendem que esse não fará parte de uma adoção segura e portanto não entrará para o programa de castração, irá para o programa de eutanásia. Daí com a cirurgia de castração a imunidade do animal cai mais um pouco devido as dores e o desgaste do pós operatório, e muitas vezes quando ocorre a adoção, o animal está com a doença incubada e só irá se manifestar depois de alguns dias.

PORTANTO é importante que ao retirar um animal do canil municipal, seja realizado um exame de HEMOGRAMA com um veterinário competente e confiável e se o HEMOGRAMA acusar qualquer doença,mesmo que seja anemia,deve-se fazer o tratamento da doença,que na maioria das vezes é bem simples e então REVACINAR o animal,preferencialmente com vacina importada que imuniza o animal com maior eficácia.Vacinas em animais doentes,não surtem efeitos, não imunizam.

Não espere que se manifeste uma virose para tomar providência. Algumas viroses podem ser fatais levando o animal à morte e em grande sofrimento.

NUNCA CHAME O CCZ PARA UM ANIMAL. PODE SER QUE ELE NÃO TENHA CHANCE A VIDA. O CENTRO DE ZOONOZES NÃO É ABRIGO, NÃO É CLINÍCA VETERINÁRIA, NÃO TRATA ANIMAIS DOENTES.

Ao ver um animal que necessita de ajuda,reúna um grupo,elabore uma forma de ajudar esse animal. Se precisar de orientação, procure um grupo de ajuda à animais abandonados, dê uma chance à vida.

TUDO QUE SE FAZ, ECOA NA ETERNIDADE.PENSE NISSO!

Meibel,
Projeto Hammã

4 comentários:

Jean disse...

olhando para essas fotos e pensando na possibilidade de adotar algum, fiquei muito triste ao lembrar que os que nao forem adotados serao mortos, a minha vontade é adotar todos, na verdade, se minha vontade prevalecece, queria que nenhum desses animais estivecem nessas condiçoes, que seus donos focem mais responsaveis, que tivesse mais pessoas para ajudar.

ainda estou a procura de um gatinho, fico com muita duvida porque o fato de que, o animal que nao for escolhido, será colhido, pesa muito, estou muito na duvida, medo de nao ter coragem de entrar, ver, por exemplo, esses dois gatinhos pretos e levar apenas um. estou triste.

quero ajudar o projeto ammã de alguma forma, trabalhar no canil seria uma boa experiencia para mim

ignorem os erros de portugues rsrs.
jeanjonathasfb@gmail.com

Projeto Hammã disse...

Olá Jean,

Entendemos sua colocação.Quando vamos ao ccz também somos acometidos pelo desejo de tirar todos.Infelizmente sabemos que no outro dia,outros estarão lá.

Se quiser um gatinho do CCZ,posso pegar para vc e você pega comigo aqui na sede quando vier à Goiânia.
Abraços
Meibel

Pryscilla disse...

Olá Meibel, sou a Pryscilla que entrou em contato com você. Não sei também se terei coragem de ir lá e escolher. Marquei com meu esposo de ir lá amanhã, 19/02 para pegar uma cachorrinha. Mas como vou sair de lá só com uma???? Não sei se meu psicológico está preparado para isso. Vou entrar em contato com vc.
Fica com Deus.
Beijos da Pry

Anna Carolina Prestes disse...

esse gatinho cinza ainda está disponível?
ainda tá em tempo de adotar??
se sim, vou querer!
vou ligar lá!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...