Páginas

Pesquisar neste blog

20 de abril de 2011

Nosso mascote virou uma estrela no céu


É com muita tristeza que informamos o falecimento do cão Hammã, mascote que dava nome ao nosso projeto. O pastor alemão que deu o ponta-pé inicial para a criação do Projeto Hammã e que simbolizava a nossa luta pelo bem-estar de cães e gatos tinha por volta de treze anos e faleceu de insuficiência cardíaca na tarde de ontem, deixando todos do Projeto Hammã bastante consternados.

O cão Hammã foi resgatado nas ruas de Goiânia já com idade avançada (provavelmente este foi o motivo do seu abandono) e com alguns problemas crônicos, como cegueira avançada e paraplesia dos membros posteriores, pela  nossa colaboradora Meibel Pereira, que resolveu em seguida criar um projeto de entidade protetora de animais. A inspiração do pastor alemão foi tamanha que Meibel resolver batizar o projeto com o mesmo nome do seu protegido - Projeto Hammã. O cão inspirou também a primeira logomarca do nosso projeto.

O cão Hammã sempre esteve para adoção, mas na prática, ficou sob os cuidados de Meibel Pereira desde a criação do nosso projeto, já que nenhum dos interessados em sua adoção passou pelo processo de triagem  - o que é compreensível, dadas as condições especiais de saúde desse cão tão especial para todos nós. Hammã então ficou em lares temporários desde seu resgate onde pôde curtir, da melhor maneira possível, os últimos anos de sua existência. O cão foi, de longe, um dos mais bem cuidados do nosso projeto e o desfecho de sua vida ocorreu de forma natural; do primeiro ao último dia foi cercado de muito carinho por suas tutoras.

A vida e a história do cão Hammã desde sua chegada sempre inspiraram e vão continuar inspirando todos do Projeto Hammã a trabalhar de forma dedicada à proteção animal e ele sempre servirá de referência para cada um de nós com sua resistência, perseverança, capacidade de adaptação e vontade de viver, nos orientando com sua alma nobre, onde quer que esteja agora, e será eternamente o mascote que deu cara e nome ao nosso projeto. Descanse em paz, guerreiro Hammã.


Projeto Hammã

11 comentários:

Jussara disse...

Parabéns Hammã! Você foi um exemplo, um herói. Sempre será lembrado quando nos depararmos com seus semelhantes.

dalton_bat disse...

Eu não podia imaginar as coisas que me aconteceriam, o início foi incerto, confuso e incomum, onde todos os estranhos fariam parte da minha vida, onde todos os cantos teriam histórias escondidas. Aqui passei os melhores anos de minha vida, fize amigos, muitos dos quais, me acompanharão para sempre. Por isso tenho que comemorar!

Esse é um momento especial! É hora de olhar para trás e ver por tudo o que já passei. Sem dúvida, muitas tristezas e conflitos mas, felizmente, por inúmeros bons momentos, de alegria, de vitórias e de cumplicidade.

Devo esquecer aqueles que me impuseram obstáculos infundados e agradecer àqueles que me impulsionaram adiante. É hora, mais do que nunca, de valorizar as amizades e os conhecimentos adquiridos aqui.

Luciana disse...

Vai fazer falta... o Hammã era muito querido, um cão acima da média: inteligente, carinhoso e lindo. Estou realmente triste, mas ao mesmo tempo fico feliz por ter tido a oportunidade de fazer parte de sua vida. Descanse em paz, amigo.

jaia naraiana disse...

Hammã,meu coração chorou ontem (19/04) e as lágrimas caíram. Como você tinha tantas qualidades, heim rapaz!? O que me conforta é saber que você sempre esteve em ótimas mãos e os seus últimos dias, foram de um nobre rei. Nunca esqueceremos de você. E por ventura, se um dia, eu pensar em desistir de algo, me lembrarei de você e tenho certeza que as forças voltarão logo logo. Nós do projeto e todos os animais, agradecemos imensamente sua existência, pois sem você nada disso teria vida, nada disso teria existido um dia, nosso pequeno (em quantidade) e grande (na vontade) grupo de voluntários não nos conheceríamos. Fique em paz nosso eterno mascote. E, é com um nó na minha garganta que lhe agradeço mais uma vez por tudo que fez!

Unknown disse...

Nunca será esquecido , vai ser uma estrela no céu iluminando a todos os outros animais que passam pelo projeto hammã.

Mario Augusto S.B. disse...

Msm não tendo conhecido o Hammã pessoalmente, estou triste com este fato... mas sempre vou lembrar do Hammã como um exemplo de superação, perseverança e amor à vida, pois msm diante de todas as dificuldades, ele resistiu muito bem e viveu como um cão normal devido ao carinho q recebia de todos a sua volta. Creio q esta seja a mais importante lição q ele passou para todos nós - não desistir nunca, ir até o fim. Hammã sempre será uma fonte inspiradora e agora poderá descansar em paz sabendo q seu legado será levado adiante.

Unknown disse...

Eu sempre tive seus olhinhos como meu ponto de orientação,sua vida que me afagava,as expressões de seu focinho que sempre me diziam que tudo seria possível."Tia vai em frente".Estou feliz por sua passagem meu querido,obrigada à todos que ajudaram em sua vida,no trabalho que você inspirou e obrigada também aos que foram indiferentes ao seu sofrimento nas ruas nos dando oportunidade de acordar para a realidade de tantos fucinhões que como você,também aguardam proteção.Meu querido amigo,meu velho...com você eu aprendi a ser uma pessoa melhor,obrigada por essa oportunidade.Desculpe aos leitores por não ter feito o post que foi muito bem colocado por Mário,mas ao primeiro momento fiquei sem norte,estou agora buscando a compreensão do que vai ser esse caminho sem você que me alimentava tão bem.
Tia Meibel

Unknown disse...

ele e todos vcs foi um belo guerreiro!
está em paz aonde quer que ele esteja!
hamma lindo e eterno

Cinthia disse...

Todos ficam consternados com a passagem do Hammã, e pra quem o conheceu o sentimento ainda é estranho, um misto de satisfação pela convivência, por vezes curta, com uma frustração e sentimento de que se poderia ter feito mais e melhor. Sempre vem o pensamento de que se tivesse feito desse jeito... se...se... Mas tento pensar que SE não o tivesse conhecido e ajudado aí sim teria sido realmente ruim.
Ele não nasceu Hammã, teve que aprender a ser, a lidar com suas deficiências e dificuldades sem nunca desistir. Eu sabia que não poderia ficar com ele por muito tempo, mas sempre que o olhava deitado, ainda majestoso, olhando pro céu eu lembrava que também não podia desistir e fomos assim driblando as oposições, o preconceito ... Seus últimos dias foram tranqüilos como quase todos de nossos 2 meses. Mesmo sem enxergar, era o primeiro a descobrir que o portão estava aberto e era resgatado de carro debaixo de chuva. Ah! E a chuva! Era nosso ponto de discórdia, ficava preso a contragosto ou ensopado pois adorava andar pelo temporal... e depois ficava com aquele cheirinho maravilhoso (e imaginem o carro). Em pouquissimo tempo já aprendeu onde ir para comer, para se refrescar do sol... e principalmente a hora do remédio que sempre vinha no meio do frango. ..Para alguns parecia ser autista, distante... mas logo se percebia que ele adorava estar no meio de gente, de barulho... E barulho ele teve nos últimos dias, 2 pentelhas latindo no seu ouvido e ele parecia pensar: “- vocês não sabem de nada, ainda tem muito a aprender “. E sentava mais adiante sem brigar.
O Hammã lutou muito nos últimos anos, contra doenças e indiferenças. Sua luta pela vida agregou pessoas de diferentes lugares, várias idades e classes sociais. Sua vida teve um propósito que se transformou no Projeto Hammã, que luta agora também pra continuar seu trabalho. Assim como o velho e guerreiro pastor, o Projeto enfrenta dificuldades que são imediatas. E esse é o momento de não desistir, e assim nos mostrou o Durango. Mas pra isso acontecer é preciso que VOCÊ também colabore e não só ache que o Projeto Hammã é fantástico mas AJUDE a continuar essa missão e COLABORE com doações para o bazar ou com a quitação da dívida. Qualquer ajuda é sempre bem vinda.

Aline disse...

Hammã é um ícone da nossa luta contra o abandono, maus tratos e a indiferença contra os animais. Hammã sempre será lembrado com muito carinho!!!
Fique com Deus, Guerreiro Hammã!!!

Unknown disse...

Obrigada HAMMÃ, por ser minha inspiração.... por ter me instigado...por me ajudar a descobrir minha vocação: cuidar desses anjos de quatro patas que tanto amor nos dão...
Descanse em paz na ponte do arco-iris.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...