Páginas

Pesquisar neste blog

21 de maio de 2010

Verdade!



Verdade:
Porte: Médio
Origem: Estados Unidos

Curiosidade
Criadores afirmam que o Pit Bull só se torna violento se for adestrado para a briga. Assim, garantem que este cão é dócil, companheiro e extremamente leal.

História
O Pit Bull tem como ancestral os antigos Buldogues que, apesar de fortes, não tinham a agilidade necessária para as rinhas que participavam. A solução encontrada pelos criadores foi cruzar esses cães com Terriers, conhecidos por sua agilidade, bravura e determinação. Desse cruzamento saiu, entre outros, o Staffordshire Bull Terrier que, posteriormente, foi levado para os Estados Unidos. Na América do Norte, o Staffordshire Bull Terrier passou por novos cruzamentos que deram origem ao American Staffordshire Terrier e o American Pit Bull Terrier.

Assim como há criminosos criando Pit Bulls para brigas e para amedrontar pedestres nas ruas, há também criadores sérios e éticos de APBT. Para piorar as coisas, os maus criadores muitas vezes deixam de treinar seus cães para não agredirem humanos, como os criadores do início do século passado faziam. Pelo contrário, treinam os cães para serem o mais violentos possíveis.

Como resultado, o termo Pit bull é hoje pejorativo e instiga medo em muitas pessoas. O preconceito gera lendas urbanas como a de que suas mandíbulas têm a forma de um alicate, que se trancam sob a carne de suas vítimas, exercendo dez toneladas de pressão, e não poderiam ser abertas a menos que o cão tivesse a cabeça arrancada, que sua caixa craniana é menor que seu cérebro, fazendo com que ele tenha muitas dores de cabeça e ataque até seus donos (mesma lenda que foi usada na época dos Dobermann), ou que é um cão criado em laboratório, com uma substância injetada para ficar louco e agressivo.

O resultado é o preconceito indiscriminado, que faz autoridades banirem Pit Bulls das comunidades, e companhias de seguros cancelarem seguros se a casa tiver um Pit Bull.

Na verdade, o Pit Bull é um cão inteligente, e muitos de seus exemplares são obedientes; são cães saudáveis que reclamam pouco e oferecem muito aos seus donos. Há até mesmo casos de cães que servem de guias para cegos e já são usados como cães de terapia em hospitais e clínicas para ajudarem crianças deficientes.

Assim como outros cães, Pit Bulls podem ser defensivos com relação ao seu território, mas, de modo geral, cães de luta não são territoriais. Como em todas as outras raças, alguns de seus membros mostram uma desconfiança com relação a outros animais, e uma propensão a atacar animais que se aventurem a cruzar seu caminho, no caso do Pit Bull, essa agressividade é tida como normal, visto ser um cão criado para rinhas. Como já dito, devem ser sociabilizados desde filhotes com todos os tipos de pessoas, desde crianças a idosos, pois como todo cão, podem estranhar uma criança se nunca tiverem visto uma.

E segundo resultados da American Temperament Test Society (ATTS), instituição que estuda e avalia o temperamento e comportamento de milhares de cães de diversas raças, diante de situações variadas, pessoas diferentes, o seu equilíbrio, capacidade de avaliação e reação, instinto de proteção e agressividade, o American Pit Bull Terrier teve um dos maiores índices de aprovação, estando dentre os mais dóceis e menos propensos a atacarem uma pessoa, ficando inclusive a frente de Collies, Cockers, Pastores Alemães, Golden Retrievers, e Dálmatas.

American Pit Bull Terrier é uma das únicas raças desenvolvidas, se tendo como uma das qualidades necessárias fundamentais, a completa falta de agressividade contra seres humanos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito o projeto de vocês!

Anônimo disse...

MUITO OBRIGADA POR VISITAR NOSSA PÁGINA!!!!!!!

Anônimo disse...

estou impressionada com o trabalho magnífico de vcs, meu sonho é fazer faculdade de medicina veterinária, ainda não tive condições, mais creio q ainda terei; e entrando no site de vcs, estou mais motivada ainda em cuidar dessas criaturas...por dinheiro e também pela carencia q uns tem. amei entrar aqui. Tânia de Negreiros. email- negreiros26@hotmail.com

Vanessa Jóia disse...

fala sério, não sei como as pessoas conseguem maltratar... abandonar .. e faltar com o respeito a um animal .
Já estou anunciando no meu orkut essa campanha maravilhosa de adoção de vocês.
E em um futuro próximo estarei organizando sites e ONG's também .

Parabéns, e que Deus abençoe muito esse projeto.

Unknown disse...

Obrigada à todos pelo carinho e pelo incentivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...