Páginas

Pesquisar neste blog

30 de novembro de 2010

Mais de 4 mil animais são abandonados nas ruas em Goiânia


O Centro de Zoonoses de Goiânia (CCZ) já registrou mais de 4,5 mil animais abandonados esse ano. No ano passado, foram 5.622 animais, o que mostra que o problema do abandono na Capital é motivo de preocupação. Nessas condições, o animal está sujeito à inúmeras doenças e pode transmiti-las às pessoas, principalmente doenças de pele. A adoção é uma prática que pode ajudar a salvar a vida desses animais. 

Esse ano foram encaminhados para a adoção 138 cães e 7 gatos, pelo Centro. As principais justificativas que as pessoas apresentam quando abandonam os animais nas ruas ou entregam para o Zoonoses é a falta de tempo, o alto custo, o animal teve cria ou o dono mudou e não tem mais espaço para cuidar do bicho. 

Para evitar que esses animais fiquem sem um lar, muitos são encaminhados para a adoção – esse trabalho é feito pelo CCZ, por ONGs e por cidadãos que cuidam e gostam de animais. De acordo com a veterinária do CCZ, Sabrina do Santos, os animais ficam três dias no a espera do proprietário. Os sadios são castrados e encaminhados para a adoção. Mas os que estão doentes são sacrificados – 3.763 cães foram encaminhados para a eutanásia em 2010. A região Noroeste é o local onde é encontrado o maior número de cães e gatos abandonados. Em toda a cidade, já foram 190 solicitações para o recolhimento nas ruas encaminhadas para o CCZ, sendo que 101 foram atendidas esse ano. Muitas solicitações não são atendidas porque a entidade está sem espaço físico suficiente e não realiza mais o sacrifício de animais sadios, por isso, são selecionados os atendimentos. “O caso de animais agressivos, que estão causando problemas na cidade são atendidos com urgência, bem como o caso de equinos e bovinos abandonados na rua”.

Muitas pessoas pegam animais na rua para cuidar em casa. Nesses casos, a veterinária faz alerta. Para evitar acidentes, se o animal for manso, não tem problema em levar para casa. “É necessário levar ao veterinário para garantir que o animal não tem enfermidades, que pode transmitir para pessoas”, aconselha. 

Leia a notícia completa em: 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...